01/06/2022 Secretaria de Educação

UNIPAMPA PROPÕE PARCERIA AO MUNICÍPIO NO ÂMBITO DA ARTE E CULTURA

Conhecimento | UNIPAMPA PROPÕE PARCERIA AO MUNICÍPIO NO ÂMBITO DA ARTE E CULTURA

Aprimorar a parceria institucional com a universidade federal para extrair o melhor do mundo acadêmico e desenvolver iniciativas de fomento cultural em parceria com o ensino superior e o público universitário. Com este objetivo, a Universidade Federal do Pampa propôs um avanço na parceria estratégica entre a instituição e a Prefeitura de São Gabriel, através do seu Núcleo de Pesquisas e Projetos em Educação, Cultura e Arte – NUPPECA.  Na terça-feira, 31 de maio, o Chefe do Executivo recebeu em seu gabinete a diretora do Campus de São Gabriel, Luciana Borba Benetti, juntamente com o coordenador do Curso de Ciências Biológicas, Júlio Marinho; o ex-diretor do campus, professor Rafael Cabral Cruz; e o idealizador do Nuppeca, professor Wellington Bittencourt dos Santos. Além do Chefe do Executivo, participaram do encontro com os docentes os secretários Edjor Borges (Educação), Rogério Melo (Desenvolvimento) e Cilon Lisoski (Planejamento e Gestão).
O Nuppeca se propõe a ser um espaço de realização de projetos, atividades artísticas e educacionais a partir da cooperação institucional entre prefeitura e universidade, estabelecendo uma integração entre as duas instituições e a comunidade, promovendo palestras, espetáculos, circuitos e festivais regionais de dança, teatro, música, cinema e outras linguagens.  Segundo a proposta apresentada pelo professor Wellington Bittencourt, o Nupecca teria seis núcleos especializados: Comunicatus (Linguagens audiovisuais e Novas Tecnologias), Educandarius (Práticas Educativas e Alfabetização Científica), Lúdicus (Expressão, Vivência e Desenvolvimento Artístico-Cultural), Sociocientificus (Pesquisa Científica e Extensão Acadêmica), Equilibrium (Educação Ambiental, Sustentabilidade, Agroecologia) e Etnocultis (Estudos Culturais, Etnografia e Racismo Ambiental).
O prefeito destacou que a cooperação com a universidade para a promoção da Arte e Cultura é uma prioridade estratégica da gestão. “Já desde o período do ex-prefeito Rossano vigora um acordo de cooperação com a Universidade para cooperação mútua em ações de pesquisa e desenvolvimento. É preciso avançar na utilização desse instrumento para fazer uso da expertise acadêmica não somente no campo da Saúde, como tivemos ao longo da pandemia a indispensável parceria do projeto Testar Fronteira, que fez de São Gabriel uma das cidades com maior índice de testagem em massa do Brasil, mas também em outras áreas, na cultura, no desenvolvimento sustentável, e seguramente vamos trabalhar em conjunto para avançar nestas parcerias”, ressaltou.