Ir para conteúdo principal
Ir para conteúdo principal Logotipo
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal

São Gabriel tem sua base econômica ligada principalmente a agropecuária, onde predominam a produção de arroz, soja e gado de corte. Recentemente, começou uma diversificação de culturas com o desenvolvimento da piscicultura e da apicultura.

O cultivo de mel recebe atenção especial no município que inclusive tem instalado um centro regional de recebimento e adequação do produto para fins de exportação – a COAPAMPA, Cooperativa de Mel do Pampa, com clientes espalhados por todo o mundo e produção de inúmeras toneladas do produto.

A Fruticultura do município possuem expressivo desenvolvimento , contando com o apoio do Executivo Municipal através de Convênio firmado com a Associação de Fruticultores, já possui inúmeros hectares plantados, envolvendo diversas famílias do meio rural.

O Setor de Comércio e Serviços responde por mais da metade do Produto Interno Bruto (PIB) Municipal, especialmente a pequena e microempresa, que recebem incentivos da municipalidade. A Indústria atua especialmente no Setor Têxtil e Agroindustrial, que também com atenções da Administração, promove incremento na geração de emprego e renda.

São Gabriel possui toda a infra-estrutura para o desenvolvimento das agroindústrias, oferecendo inclusive facilidades e incentivos do Poder Público.

A Produção Agrícola é bastante diversificada. Com a produção de soja são 32.000 Hectares, de arroz 30.000 Hectares e de milho 3.000 Hectares, aproximadamente. A pecuária apresenta : bovinocultura de leite e carne (450. 000 cabeças) e a Ovinocultura (130.000 cabeças) aproximadamente. 112 Estabelecimentos Industriais; 1.439 Estabelecimentos Comerciais, 78 atacadistas, incluindo Grandes Redes; 250 hectares de Fruticultura; Piscicultura, experimental em expansão; Mais de 20.000 veículos registrados; Rede Hoteleira, que conta com 16 hotéis e pousadas e 2 Hotéis–Fazenda, somando mais de 1.500 leitos;

Existem no município jazidas de calcário na região da Palma, Distrito de Suspiro. No Distrito de Tiarajú, o Xisto Betuminoso é abundante. O município ainda dispõe de ouro, carvão, granitos, cristais de rochas, caulim, cobre.