08/09/2022 Secretaria de Administração

SOLICITADA NOVA LICITAÇÃO PARA REFORMA DO PRÉDIO HISTÓRICO

Cem anos do Palácio | SOLICITADA NOVA LICITAÇÃO PARA REFORMA DO PRÉDIO HISTÓRICO

Uma requisição da Secretaria Municipal de Administração, elaborada pela Diretoria Municipal de Patrimônio, deu início ao processo administrativo legal para uma nova licitação visando a reforma do Palácio Plácido de Castro, que neste ano de 2022 completa 100 anos de existência. A informação é do secretário de Administração, Rafael Barros Gonçalves.
A nova requisição requer uma reforma e revitalização do edifício histórico, orçada em R$ 1.054.712,89 (um milhão, cinquenta e quatro mil e setecentos e doze reais e oitenta e nove centavos), para reparos e revitalização das salas internas, pavilhões, pavimento superior e a cúpula, no ano em que a edificação completa o seu centenário. A primeira tentativa de licitação foi promovida em 24 de julho, a partir de uma requisição originada em 14 de março, mas não teve empresas habilitadas. “Desde já estamos divulgando para que o interesse no certame possa despertar o interesse de empreiteiras para a execução da tarefa”, destaca.
O Palácio Plácido de Castro foi inaugurado em 15 de novembro de 1922 pelo então intendente municipal Francisco Hermenegildo da Silva, no ano das comemorações do centenário da Independência do Brasil. A data escolhida na época (Proclamação da República), tinha a ver com os pendores partidários e ideológicos do intendente, ligado ao Partido Republicano Riograndense.  Aspectos da ideologia Positivista do governo da época estão presentes na arquitetura do edifício histórico, como a cúpula, os dizeres latinos “Iustitia et Labor” (Justiça e Trabalho), as colunas e colunatas no pavimento superior e a fachada do prédio, inspirada no Capitólio, sede do Congresso dos Estados Unidos.