27/05/2022 Secretaria da Saúde

SEM FORNECIMENTO, COMEÇA FALTAR ANTIBIÓTICOS NA FARMÁCIA BÁSICA DO MUNICÍPIO.

Problema estadual | SEM FORNECIMENTO, COMEÇA FALTAR ANTIBIÓTICOS NA FARMÁCIA BÁSICA DO MUNICÍPIO.

A falta de medicamentos começa a afetar o atendimento à população que utiliza os serviços da Farmácia Básica do Município. Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde informou que está faltando antibióticos, principalmente para uso pediátrico. A coordenadora da Farmácia Básica Municipal, Ana Alice Gomes Siqueira, disse que a situação está relacionada a falta de matéria-prima e, embora os pedidos tenham sido feitos, os fornecedores não estão conseguindo atender a demanda e, em alguns casos, estão impossibilitados de produzir o medicamento.
Atualmente, cerca de 90% dos insumos usados no Brasil para a produção de medicamentos vem da China e da Índia. A China enfrenta um novo lockdown em razão da Covid, o que tem dificultado a importação dos produtos.
Com a queda nas temperaturas (ou até mesmo oscilação entre frio e calor), a incidência de doenças respiratórias tem sido maior nos últimos dias. A administração do Hospital de Santa Casa de Caridade informou que 100% dos leitos, tanto adulto quanto pediátricos, estão ocupados e o Pronto Atendimento 24h tem atendido, na maioria dos casos, pessoas com síndromes gripais.
Diante da falta de medicamentos, a Secretaria Municipal da Saúde orienta a população adotar medidas de prevenção, como uso de máscaras (mesmo não sendo obrigatório). Já o público alvo das campanhas de vacinação (considerado o mais suscetível), deve buscar os postos de vacinação, seja Covid-19 ou Gripe A. "A nossa população, 50% fez terceira dose, enquanto 82% já fez a dose dois. Mais de 30% não procurou o posto de vacinação para completar o esquema vacinal. As pessoas não podem desistir da vacinação, pois o Covid ainda está ai e, agora, estamos lidando com a falta de medicamentos", finalizou.