Ir para conteúdo principal
Ir para conteúdo principal Logotipo
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal
19/05/2022 Secretaria de Obras e Urbanismo
COMPARTILHAR NOTÍCIA

OBRAS EMITE LAUDO APÓS VISTORIA A PROPRIEDADE PARTICULAR

Rede de esgoto passa por baixo das casas | SECRETARIA DE OBRAS EMITE LAUDO APÓS VISTORIA A PROPRIEDADE PARTICULAR

A Secretaria Municipal de Obras - através do setor de Meio Ambiente e Defesa Civil - realizou vistoria e emitiu laudo referente a uma rede de esgoto quebrada localizada em áreas particulares no Bairro Siqueira, entre as ruas Major Faeco, Francisco Leixes e Propício Menna. O esgotamento, construido pela antiga Corsan na década de 70, segue paralelo a Sanga São José.
Um morador solicitou providências ao relatar que, no seu pátio, o terreno começa a ceder. É possivel notar, em um vídeo encaminhado para a Secretaria de Obras, que realmente há uma rede que percorre o subsolo, seguindo por baixo de várias residências.
O secretário de Obras, Renato Gonçalves Filho, informa que a empresa São Gabriel Saneamento - que responde pelos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário do município - foi notificada.
Já a Concessionária, em resposta ao setor de obras, relatou que, por se tratar de uma rede construída anteriormente ao início da atual concessão, possíveis danos que possam ser causados as edificações estariam fora da responsabilidade da empresa. "Inclusive, pelo fato destas casas estarem instaladas sobre a rede, nossas equipes de manutenção não conseguem chegar até o local com os equipamentos necessários para realizar o conserto" - diz a nota encaminhada à Secretaria.
De outra forma, a Concessionária informa que está trabalhando com levantamento topográfico para projetar alternativas para sanar o problema e restabelecer o fluxo normal do esgoto.
Embora se trate de propriedade particular, levando em consideração a questão de segurança, o secretário de Obras solicitou que a Concessionária trate a situação com prioridade, independente da questão de origem do processo de construção da rede. "Estamos levando em consideração a questão da segurança, que se sobrepõe neste caso. No entanto, é preciso que fique claro que se tratam de construções feitas irregularmente, sobre uma rede de esgoto e ao lado de uma sanga (temos vários registros semelhantes), e que, como acontece dentro do terreno, é responsabilidade do proprietário", argumenta.
O secretário explica que também será elaborado um laudo técnico de engenharia, que será encaminhado a Defesa Civil, e havendo a necessidade de retirada da família do local (até o conserto da rede), essa medida será adotada de forma imediata.

Outras Notícias