13/06/2022 Secretaria de Educação

SÃO GABRIEL SEDIA ETAPA DA “ESCOLA DA TERRA” PELA SEGUNDA VEZ EM 2022

Educação modelo | SÃO GABRIEL SEDIA ETAPA DA “ESCOLA DA TERRA” PELA SEGUNDA VEZ EM 2022

São Gabriel sediou, pela segunda vez em 2022, uma das etapas do curso de formação "Escola da Terra". O evento aconteceu na semana passada, na sede da Secretaria Municipal de Educação. A promoção, que busca melhorar as condições de acesso, permanência e aprendizagem dos estudantes do campo em suas comunidades, garante apoio à formação de professores que atuam nas turmas dos anos iniciais do ensino fundamental compostas por estudantes de variadas idades, e em escolas de comunidades, fortalecendo a instituição como espaço de vivência social e cultural.
Segundo o secretário de Educação, Edjor Lopes Borges, o curso é a primeira experiência do Brasil nesse tipo de formação. De 65 professores do Rio Grande do Sul que participam das atividades, 20 integram as equipes de escolas da zona rural do Município. No total, com São Gabriel, sete municípios gaúchos integram as ações (Caçapava do Sul, Bagé, Hulha Negra, Canguçu, Giruá, Rio Grande e Três de Maio).
Borges explica que a formação trabalha uma visão pedagógica atualizada, voltada para a realidade onde vivem os alunos. Os conteúdos são de responsabilidade de mestres da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
A Secretaria de Educação de São Gabriel é reconhecida como uma das maiores apoiadoras da formação. Essa segunda etapa deu inicio a especialização. O próximo encontro acontecerá em Porto Alegre.