23/06/2022 Secretaria de Obras e Urbanismo

SGS APRESENTA PLANO PRA REPAVIMENTAR RUAS E SUSPENSÃO DE TARIFA A USUÁRIOS

Saneamento | SÃO GABRIEL SANEAMENTO APRESENTA PLANO PRA REPAVIMENTAR RUAS E SUSPENSÃO DE TARIFA A USUÁRIOS QUE ADEQUAREM AS CONEXÕES DE ESGOTO

Após ter recebido diversas notificações da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo sobre a necessidade de reparos e conserto no pavimento de ruas que sofreram obras de esgotamento sanitário, a São Gabriel Saneamento veio nesta quarta-feira, 22, apresentar ao prefeito Lucas Menezes um compromisso formal, comprometendo-se a iniciar um amplo serviço de reforma de calçamento e reasfaltamento de todas as vias urbanas atingidas por obras da concessionária. O diretor da empresa, Luiz Antônio Bertazzo, reuniu-se com o prefeito Lucas Menezes, tratando desta questão e também de uma programa para facilitar adequações da tubulação de esgotamento sanitário nas residências das famílias em situação de perda de renda.
A respeito da repavimentação das ruas com pavimento deteriorado, segundo Bertazzo, a empresa tinha um planejamento inicial de realizar estas atividades de correção asfáltica e repavimentação a partir desse último dia 20, o que não foi possível em função das alterações climáticas, que interferem na compactação do material. “Desde o começo do contrato, estava previsto que as obras de esgotamento sanitário necessárias para atingir as metas contratuais seriam feitas quase de uma vez só, e que em seguida haveria a correção das vias. Essa etapa vai iniciar agora. Toda obra de instalação de esgoto causa um transtorno, mas estamos caminhando para a solução efetiva”, ressalta Bertazzo.
O plano para incentivar as ligações de esgoto nas residências é uma suspensão da cobrança integral da tarifa por doze meses para a categoria “residencial social”, que inclui famílias em situação de vulnerabilidade, e uma suspensão de três meses para as demais residências, desde que façam a instalação das conexões com os dispositivos de bombeamento de esgoto.  Ao final desse prazo, a cobrança é restabelecida e o saldo do período é diluído nas próximas tarifas. “Para ter acesso a esses benefícios, basta ao usuário apresentar as comprovações das despesas com instalação das conexões do bombeamento de esgoto até a unidade consumidora”, ressalta Luiz Antônio.
O prefeito ressaltou que sua orientação à Secretaria de Obras e Urbanismo continuará sendo de fiscalizar com rigor a empresa para agir com celeridade no conserto das vias, lançando mão das prerrogativas de Poder Concedente.