30/05/2022 Secretaria de Planejamento e Gestão

SÃO GABRIEL É DESTINO DE TRÊS EMENDAS ESPECIAIS

Recursos da União | SÃO GABRIEL É DESTINO DE TRÊS EMENDAS ESPECIAIS

A Prefeitura de São Gabriel foi alvo da destinação de três liberações de emendas especiais ao Orçamento da União, para investimentos e iniciativas da gestão municipal. A informação é do secretário municipal de Planejamento e Gestão, Cilon Lisoski, que informa que os valores somados representam uma captação externa total de R$ 670 mil.
O secretário Cilon esclarece que as emendas especiais são uma nova modalidade de transferência voluntária de recursos da União, que podem ser usados pelos municípios em diversos projetos, sem necessidade de um convênio ou contrato de repasse.  “Para estar apto a receber esse tipo de emenda, o Município precisa estar em dia com algumas obrigações constitucionais, podendo usar estes recursos tanto para investimento quanto para custeio”, assinala.
Uma das emendas, no valor de R$ 400 mil, será destinada para a revitalização da Feira do Produtor, na Praça Carlos Pereira, recinto da antiga Estação Férrea, de autoria do deputado federal Danrlei de Deus (PSD), obtida através de interlocução do vereador Rodrigo Machado (PSD),  o secretário de Serviços Urbanos e presidente municipal do PSD André Focaccia, e a presidente estadual do PSD e secretária estadual de Esporte e Lazer, a gabrielense Letícia Boll Vargas.
Outra emenda, no valor de R$ 170 mil, terá sua destinação para a aquisição de dois semáforos para a avenida Francisco Chagas, e foi obtida através de interface da presidência municipal do Podemos e da vereadora Jana França, junto ao autor da emenda, deputado federal Maurício Dziedricki, do Podemos.  A última emenda especial, no valor de R$ 100 mil, foi destinada pela bancada federal do PSDB do Rio Grande do Sul, para revitalização do Espaço Kids da Praça Fernando Abbott, através de interlocução do vereador Vagner Aloy “Maninho”, do PSDB.  “Independente do partido ou da sigla, seja situação ou oposição, a Secretaria de Planejamento tem do prefeito Lucas Menezes a orientação de dar andamento técnico a todos os recursos conquistados para o Município, e a contribuição dos vereadores e lideranças políticas que buscam estes recursos, independente de sua orientação ideológica, deve ser enaltecida como um esforço conjunto do Poder Público, Parlamento e Sociedade Civil pela busca do desenvolvimento integrado do Município”, ressaltou o secretário.