30/11/2021

REFEITO RECEBE SUPERINTENDENTE DO INCRA-RS

Questão Agrária | PREFEITO RECEBE SUPERINTENDENTE DO INCRA-RS

Fortalecer a parceria institucional do Governo Federal com o Município no trato da questão fundiária e na promoção de ações em prol das famílias assentadas e do homem do campo. Com este propósito, esteve em São Gabriel na manhã desta terça-feira, 30 de novembro, o superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para o Rio Grande do Sul, Gilmar Tiethboll. O prefeito Rossano Gonçalves recebeu o superintendente em seu gabinete, acompanhado do diretor de Comunicação Social da prefeitura, Cláudio Moreira, que foi chefe de gabinete do Incra na gestão do então superintendente Tarso Teixeira.
Cumprindo roteiro na Fronteira Oeste, o superintendente tratou com o Chefe do Executivo sobre uma série de encaminhamentos e parcerias institucionais com a autarquia, especialmente sobre os entraves orçamentários do Incra para liberação de novos recursos para conserto das estradas internas e acessos externos aos oito assentamentos do município, que congregam mais de 600 famílias. “Estamos aguardando notícias do Incra Nacional no final do ano a respeito da disponibilização de novos recursos para projetos até o final do ano, mas neste momento por decisão do STF todos estes recursos estão contingenciados”, ressaltou.
Tiethboll também tratou sobre a continuidade de projetos de incentivo à ovinocultura e apicultura em assentamentos da reforma agrária, iniciativas construídas ainda na gestão do gabrielense Tarso Teixeira, falecido em 04 de janeiro deste ano. O Incra pretende, mediante cedência ou doação, destinar para o município um ônibus do extinto Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), para ações itinerantes de incentivo à diversificação produtiva em assentamentos, em parceria com a Cooperativa Apícola do Pampa Gaúcho (Cooapampa), para implantação das Escolas do Mel nos assentamentos da região, como um projeto-piloto para todo o Estado. “Louvo a iniciativa do doutor Gilmar e sua disposição para esta parceria institucional que vem ao encontro da necessidade objetiva de incrementar alternativas de renda para a agricultura familiar, agregando valor tanto à receita bruta do município quanto à renda do produtor”, assinalou o prefeito.