29/04/2022 Secretaria de Assistência Social

Direitos Humanos | REDE DE PROTEÇÃO SOCIAL ARTICULA AÇÃO PELO DIA DE COMBATE AO ABUSO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Uma reunião de trabalho na tarde desta quinta-feira, 28 de abril, deliberou sobre a realização de um mutirão especial de conscientização em torno do Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes. O encontro foi realizado na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, com a titular da pasta, Juliana Medeiros, a promotora da Promotoria de Justiça Especializada Marina da Silva Lameira, e demais agentes da Rede de Proteção Social, como coordenadores dos Centros de Referência (CRAS), do Centro de Referência Especializado (CREAS), conselheiros tutelares e equipe técnica da secretaria.
O Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes foi instituído em 2000 pela Lei 9970/00. A escolha se deve ao assassinato de Araceli, menina de oito anos que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Desde então, prefeituras de todo o país realizam jornadas de conscientização junto a escolas e outros meios sociais.
Um material impresso está sendo elaborado para ser distribuído na ocasião, com orientações para identificar situações de abuso. “A luta contra a violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes precisa mobilizar toda a sociedade, e estaremos trabalhando com afinco e dedicação neste sentido, com o apoio e engajamento de outros órgãos e entes públicos da nossa Rede de Proteção Social”, assinalou Juliana Medeiros.