04/11/2022 Secretaria de Educação

PROJETOS DE MÚSICA E TRADIÇÃO GAÚCHA NAS ESCOLAS SÃO DISCUTIDOS

Em Pauta | PROJETOS DE MÚSICA E TRADIÇÃO GAÚCHA NAS ESCOLAS SÃO DISCUTIDOS

A utilização da música como aliada do processo de ensino-aprendizagem nas escolas da rede municipal de ensino, que já faz parte de iniciativas pedagógicas de diversas escolas, poderá passar a ser prevista em lei. O tema foi objeto de discussão em reunião na manhã desta sexta-feira, 04 de novembro, no Gabinete do Prefeito Lucas Menezes, com o vereador José João Barcellos (PL), autor de um projeto de lei que pretende tornar obrigatória a música como componente curricular da grade das escolas municipais, respeitando a BNCC (Base Nacional Curricular Comum) e as leis federais da Educação Pública.
Participaram da audiência o secretário municipal de Governo Edjor Borges, o coordenador do Conservatório Municipal Iza Meyer, maestro Gilnei Oliveira, e o diretor administrativo da Secretaria Municipal de Educação, professor Juliano Ferreira, representando a secretária de Educação, professora Déia de Souza.
Outro projeto que foi discutido diz respeito à inclusão do ensino da Tradição Gaúcha nas escolas municipais, já aprovado pela Câmara e sancionado pelo prefeito Lucas Menezes. “Diversas escolas,  especialmente as escolas do Campo, tem realizado atividades e festividades gaúchas no mês de setembro, além das escolas da zona urbana com diversas atividades. Mas é preciso estimular que esta prática seja corriqueira durante todo o ano escolar, para conscientizar os estudantes sobre a importância dos valores da nossa cultura”, ressalta o parlamentar.
O prefeito elogiou as propostas apresentadas pelo vereador. “A iniciativa sem dúvida é válida e meritória, e já faz parte de iniciativas pedagógicas de diversas escolas, que proporcionam o desenvolvimento musical através de bandas rítmicas e parcerias as mais diversas, sem contar as escolas municipais que já realizam atividades que valorizam nossas tradições campeiras. É um tema que precisa ser desenvolvido com responsabilidade, e o vereador  “JJ” está demonstrando compromisso em legislar para o bem da sociedade”, ressaltou o prefeito municipal.