17/09/2022 Secretaria de Obras e Urbanismo

PRESSÃO DA PREFEITURA DÁ RESULTADOS E RS 473 RECEBE MELHORIAS

Infraestrutura – PRESSÃO DA PREFEITURA DÁ RESULTADOS E RS 473 RECEBE MELHORIAS

A pressão exercida nos últimos meses pela prefeitura de São Gabriel, em cooperação com outros municípios da região, por reparos urgentes na RS 473 produziram resultados efetivos, com melhorias realizadas por empreiteira contratada sob supervisão do DAER – Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens. Usuários da rodovia já sentem a diferença na melhoria da trafegabilidade, como resultado da pressão exercida pelo prefeito Lucas Menezes sobre os agentes públicos estaduais.
Lucas Menezes participou de reuniões com os prefeitos de Dom Pedrito, Lavras do Sul e Bagé  buscando pressionar o Governo pelo abandono da rodovia, importante eixo de escoamento de soja, fosfato, madeira e outros produtos primários. O Chefe do Executivo gabrielense também esteve pessoalmente no DAER e na Secretaria de  Logística e Transportes cobrando providências. A situação chegou a estar tão caótica que, em abril, as prefeituras de São Gabriel e Santa Margarida do Sul uniram forças para realizar reparos emergenciais, para que os caminhões das duas prefeituras pudessem acessar as jazidas próximas.
Em 12 de julho deste ano, o prefeito Lucas Menezes recebeu em São Gabriel o secretário de Logística e Transportes do Estado, Luiz Gustavo de Souza, juntamente com o diretor-presidente do DAER, Luciano Faustino da Silva, e os levou pessoalmente ao passo do Pedroso, na RS 630, e cobrou melhorias urgentes para a RS 473, cujo mau estado de conservação já atrapalhava o transporte de insumos para a safra vindoura.  Na ocasião o secretário prometeu investimentos na melhoria das duas rodovias. Somente em agosto as obras iniciariam de fato, com reparos que seguem em andamento. “Essa sem dúvida é uma grande conquista, foi resultado de muita luta, mobilização e negociação. Estamos hoje com a RS 473 em boas condições, nesse trecho de cerca de vinte quilômetros. Vamos seguir lutando para que as melhorias cheguem também à RS 630”, destacou.