14/10/2022 Prefeito Municipal

PREFEITURA INVESTE R$ 8,5 MILHÕES EM NOVO CONVÊNIO COM A SANTA CASA

Saúde | PREFEITURA DE SÃO GABRIEL INVESTE R$ 8,5 MILHÕES EM NOVO CONVÊNIO COM A SANTA CASA

Um valor anual de exatos R$ 8.568.327,12 (oito milhões, quinhentos e sessenta e oito mil, trezentos e vinte e sete reais com doze centavos) será investido pela Prefeitura de São Gabriel em um novo convênio com a Santa Casa de Caridade. O convênio foi assinado na tarde desta sexta-feira, 17 de outubro, em audiência do prefeito Lucas Menezes com o provedor da Irmandade Santa Casa de Caridade, Cilon Lopes de Siqueira.
Em relação aos valores conveniados em 2021, na cifra de R$ 8.165.967,56, o novo convênio representa um incremento de R$ 402.359,56 ao ano. A nova parceria estipula o pagamento por diversos serviços e especialidades médicas. Segundo o secretário de Administração Rafael Barros Gonçalves, em relação ao convênio celebrado no ano passado pelo ex-prefeito Rossano Gonçalves, saem da cobertura o serviço do Gripão e da Clínica do Bem-Estar, e entram novos serviços como a UTI 2 da Santa Casa e o sobreaviso da Radiologia. Também há um incremento da participação municipal para a manutenção do serviço SAMU/SALVAR, para cerca de R$ 230 mil ao ano, totalizando, com Estado e União, um aporte anual de R$ 505 mil/ano. “Os serviços que deixam de constar neste novo convênio já são absorvidos pela estrutura da prefeitura, o que dá margem para custear outras especialidades na parceria com a Santa Casa”, explica a secretária Kátia Raposo. “Tratam-se de serviços de média e alta complexidade que seriam dever do Governo do Estado, já que a obrigação constitucional do Município é com a Saúde Básica. Mas nossa decisão é de  não deixar a população desassistida e temos investido não somente no Pronto Atendimento, mas também em exames, no custeio do sobreaviso, e sempre fiscalizando a aplicação correta do recurso”, ponderou o prefeito Lucas Menezes.
Além do prefeito e do provedor, participaram do ato de assinatura o secretário de Administração Rafael Gonçalves, a secretária de Saúde Kátia Raposo, o diretor da Santa Casa Cézar Augusto Skilhan Teixeira, Mari Mota (Setor de Controladoria do hospital) e Luiza Gonçalves (Setor de Faturamento da Santa Casa).