04/11/2022 Secretaria de Segurança e Cidadania

PREFEITURA INTEGRA 36 NOVAS CÂMERAS AO PROJETO “SÃO GABRIEL + SEGURA”

Segurança | PREFEITURA INTEGRA 36 NOVAS CÂMERAS AO PROJETO “SÃO GABRIEL + SEGURA”

A Secretaria Municipal de Segurança e Cidadania (SEMUSC) concluiu, na semana passada, a instalação de 36 câmeras de videomonitoramento em pontos estratégicos, na região urbana de São Gabriel. Nos dias 24 e 25 de outubro, as equipes instalaram câmeras no acesso a ponte sobre o Rio Vacacaí (em direção ao Bairro Bom Fim), antigo posto da PRF e no acesso ao Hotel San Izidro, voltadas para a BR-290.
O secretário municipal de Segurança e Cidadania, Antônio Vitor Teixeira, ressalta que as novas câmeras serão incluídas no programa de monitoramento coletivo “São Gabriel + Segura”, mas só poderão ser efetivadas após a assinatura de contrato com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Além disso, o governo municipal também aguarda a liberação de sinal, mediante autorização das empresas de internet da cidade.
As câmeras foram adquiridas pela Prefeitura de São Gabriel com um recurso de R$ 50 mil proveniente de emenda parlamentar. Quando integradas ao projeto, elas serão somadas a outras 250 câmeras privadas já integradas ao sistema de monitoramento.
FISCALIZAÇÃO
O trabalho de segurança voltado à cidadania não para. Relatório da Secretaria, divulgado na última quinta-feira (03/11), mostra o balanço das atividades desenvolvidas pelas equipes na semana passada, com foco na fiscalização de veículos de transporte coletivo, sejam eles táxis ou por aplicativos e ainda ações em parceria com outros órgãos, como Brigada Militar, Conselho Tutelar, Corpo de Bombeiros e Procon/SG.
Na Rua Miguel Santana, Operação Conjunta atuou na fiscalização de um evento clandestino, chamado de "Festa do Vermelho". O mesmo aconteceu em uma reunião de pessoas no Corredor do Piraí. Essas atividades só podem acontecer mediante autorização de um órgão competente e desde que atendam às exigências de prevenção ao Covid-19, conforme determina o Decreto Municipal.
As equipes também fiscalizaram fiações da RGE, internet e telefonia, além de lixo e entulhos em vias e passeios públicos; auxilio em fiscalização a obras da São Gabriel Saneamento em apoio a Secretaria de Obras e Urbanismo, assim como apoio a ações do PROCON, da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura.