22/06/2022 Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura

PREFEITURA APOIA PROJETO “UNIÃO BORGES” DE CATEGORIA DE BASE

Esporte Amador | PREFEITURA APOIA PROJETO “UNIÃO BORGES” DE CATEGORIA DE BASE

A Prefeitura Municipal, através da SEDEC (Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura), no intuito de incentivar o esporte entre os jovens, formando atletas e, acima de tudo cidadãos, formalizou apoio ao União Borges em seu trabalho de formação de categorias de base. O apoio foi firmado entre a direção do clube e a coordenação de Esportes da Secretaria, através de seu coordenador Caio Flávio Saldanha. Um projeto de lei foi enviado pelo prefeito Lucas Menezes e aprovado pela Câmara de Vereadores, destinando R$ 10 mil para auxiliar no custeio de manutenção dos treinos, uniformes, materiais esportivos e viagens, onde a equipe representa o Município pelo Estado do Rio Grande do Sul.
 Idealizado pelo Funcionário Público Federal aposentado Zauro Alvares, o projeto “União Borges – Categoria de Base”, consiste em oportunizar inclusão social através do esporte a jovens carentes dos bairros e vilas de São Gabriel. Desde 2017, ano de sua fundação, o União Borges já atendeu cerca de 500 crianças, adolescentes e jovens.  Atualmente, são cerca de 150 atletas dos 5 aos 17 anos, das categorias sub-15 e sub-17, disputando amistosos e a Copa Sá Félix, destas categorias.  Não há cobrança de mensalidade e os treinos ocorrem no campo do Vila Maria. Segundo Zauro Alvares, a exigência é de que o atleta esteja matriculado e frequentando a escola, com acompanhamento em seu comportamento e notas nas disciplinas. “O Município é parceiro e está de portas abertas para, dentro de suas possibilidades administrativas e legais, apoiar e incentivar todo o projeto que vise a inclusão, educação e disciplina, através do esporte”, salienta o coordenador Caio Flávio, que foi atleta profissional, amador e treinador do E. C. São Gabriel.  “Hoje contamos com oito voluntários, todos do corpo diretivo da instituição, sendo três profissionais de Educação Física e demais ajudantes. Este apoio do poder público é fundamental para que possamos dar condições de logística e infra estrutura para nossos jovens” conclui Alvares.