14/09/2021 Secretaria de Desenvolvimento Rural

PREFEITO PROPÕE CONVÊNIO AO ESTADO PARA CONSERTO DA PONTE

RS-630 | PREFEITO PROPÕE CONVÊNIO AO ESTADO PARA CONSERTO DA PONTE

Buscando, mais uma vez, esgotar todas as alternativas de diálogo, o prefeito Rossano Gonçalves encaminhou, nesta segunda-feira, 13, documento ao diretor-geral do DAER, Luciano Faustino da Silva, propondo ao Estado a celebração de um convênio para reconstrução da ponte do Passo do Pinto, na RS-630. A atual estrutura é provisória há 20 anos, quando foi instalada após a enchente de 2001.
O tema já foi tratado com governos estaduais ao longo dos anos e, em 2021, o prefeito Rossano Gonçalves tem buscado apoio em diversas frentes: em audiências com o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Juvir Costella; em reuniões com produtores rurais e empresários da região; e em encontro com os prefeitos de Lavras do Sul e Dom Pedrito — que resultaram na solicitação de uma reunião com o governador Eduardo Leite. A Casa Civil, no entanto, ainda não retornou ao pedido.
No mês passado, também foi requerido ao promotor de Justiça Especializada da comarca de São Gabriel, Thomaz de La Rosa da Rosa, um questionamento do Ministério Público ao Governo do Estado sobre a situação da ponte e das rodovias RS-630 e RST-473. Conforme o sistema de acompanhamento processual, o MP remeteu o pedido ao Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (MEDIAR) e encaminhou ofício diretamente ao DAER e à Secretaria Estadual de Logística e Transportes, ainda em agosto. Também foi solicitado ao Gabinete de Assessoramento Técnico do Ministério Público um laudo com todas as medidas necessárias para a ampla restauração das duas rodovias e reconstrução da ponte.