21/01/2022 Prefeito Municipal

PREFEITO LUTA POR AÇUDES E POÇO ARTESIANO NO PROGRAMA AVANÇAR RS

Estiagem | PREFEITO LUTA POR AÇUDES E POÇO ARTESIANO NO PROGRAMA AVANÇAR RS AGROPECUÁRIA

O agravamento da estiagem nas últimas semanas, com impacto no aumento no déficit hídrico de diversas comunidades do interior, motivou a Prefeitura de São Gabriel a buscar medidas mais perenes de enfrentamento às secas cíclicas no Município. Na manhã desta sexta-feira, 21 de janeiro, o prefeito Rossano Gonçalves recebeu o coordenador municipal da Defesa Civil e secretário municipal de Segurança e Cidadania, Antonio Vitor Teixeira, onde foi deliberado encaminhar ao Governo do Estado o pedido formal do município para adesão ao Programa Avançar RS, eixo Agropecuária e Desenvolvimento Rural, com solicitação de recurso para a construção de dez açudes e um poço artesiano, para mitigar os efeitos do desabastecimento de água potável no interior.
Conforme os documentos expedidos pelo prefeito Rossano à secretária estadual de Agricultura, Silvana Covatti, a localização dos açudes será definida por estudo técnico da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural em parceria com a Emater. Já a solicitação do poço artesiano traz uma recomendação técnica para que seja instalado na localidade de Von Bock, distante 45 km da sede do Município, por abrigar cerca de 12 famílias e uma comunidade quilombola, e ser uma das regiões com o pior déficit hídrico de São Gabriel. “Os açudes e bebedouros serão úteis também para irrigação de áreas de plantio, para diminuir as perdas de safra nos anos de estiagem. “Esperamos boas notícias sobre esta solicitação, de forma que os efeitos das secas possam ser enfrentados com soluções permanentes”, ressaltou o Chefe do Executivo.