26/12/2022 Prefeito Municipal

PREFEITO INFORMA PERDAS EQUIVALENTES A R$ 70 MILHÕES COM O SOJA

Situação de Emergência | EM ENTREVISTA AO GAÚCHA ATUALIDADE, PREFEITO INFORMA PERDAS EQUIVALENTES A R$ 70 MILHÕES COM O SOJA

Em entrevista ao Programa Gaúcha Atualidade, na manhã desta segunda-feira (26/12), o prefeito Lucas Menezes informou que a estiagem, que provoca falta de água para consumo humano no interior do Município, já causa danos à economia local com queda na safra do soja e do milho e também prejuízo na pecuária bovina.
Em São Gabriel, a Defesa Civil municipal calcula R$ 70 milhões em perdas com o soja. Se comparar a situação atual com a deficiência de chuvas registradas, no mesmo período, em 2021, o prejuízo equivale a 8% do valor estimado para a safra.
As altas temperaturas e ventos ao longo de dezembro secaram as áreas de pastagens pecuária bovina, colocando o setor em alerta.
Atualmente, a Defesa Civil está levando água para 200 famílias no interior do Município. As chuvas registradas no fim de semana não foram suficientes para amenizar a falta de água.