16/03/2022 Secretaria de Obras e Urbanismo

OBRAS E CONVÊNIOS TEM ELEVADA PARTICIPAÇÃO DE RECURSOS MUNICIPAIS

Finanças | OBRAS E CONVÊNIOS TEM ELEVADA PARTICIPAÇÃO DE RECURSOS MUNICIPAIS

Os convênios pactuados pela prefeitura para execução de obras e programas com recursos da União e do Governo do Estado, sempre costumam ter contrapartidas financeiras do Município, para complementar o valor integral da obra ou investimento a ser feito. Nesta quarta-feira, 16/03, o prefeito Rossano Gonçalves conduziu uma reunião com todas as secretarias envolvidas em todas as fases dos convênios, do projeto técnico à execução e pagamento das obras, para definir estratégias com relação aos valores do Orçamento Municipal já comprometidos em contrapartidas de convênios.  Participaram do encontro os secretários Carlos Cléber Dias Leal (Desenvolvimento Rural), Cilon Lisoski (Planejamento), Edjor Borges (Educação) Renato Filho (Obras) e o diretor técnico da secretaria de Obras, Vasco Oliveira. Ao todo, somente as contrapartidas dos convênios vigentes somam ao redor de R$ 5 milhões, tanto de programas federais e estaduais quanto de emendas parlamentares. “Se por um lado isso demonstra um grande volume de investimentos captado da União e do Estado, por conta da saúde financeira do Município, por outro aspecto também inspira vigilância dos gestores orçamentários para não termos um comprometimento muito elevado”, destaca.
O prefeito também pediu atenção detalhada aos fundos e contas que recebem os repasses, com atualização constante das prestações de contas e acompanhamento criterioso da execução das obras e programas. Ressaltou ainda que estes convênios atendem não somente a programas e obras sob responsabilidade da administração direta do Município, como também entidades e instituições comunitárias ou de saúde, como a Santa Casa de Caridade, para quem o Fundo Municipal de Saúde já fez a liberação de R$ 200 mil encaminhados por emenda parlamentar do senador Luiz Carlos Heinze (Progressistas), para serviços de custeio em saúde.