11/07/2022 Secretaria de Obras e Urbanismo

OBRAS DE DRENAGEM EM RUAS DO ESPLANADA E JARDIM DAS HORTÊNCIAS

Infraestrutura | PREFEITURA REALIZA OBRAS DE DRENAGEM EM RUAS DO ESPLANADA E JARDIM DAS HORTÊNCIAS

A Secretaria de Obras está com ações em fase de execução nos Bairros Jardim das Hortênsias e Esplanada. Equipes da Prefeitura estão trabalhando, desde o início do mês, na resolução de problemas considerados históricos.
Na Rua Hermes da Fonseca, abrangendo parte da Rua Bagé, a Secretaria de Obras está realizando a drenagem com o objetivo de eliminar um problema de alagamento que atinge a maioria das residências localizadas na parte inferior das vias.
Segundo o secretário Renato Gonçalves Filho, responsável pela pasta municipal, a Prefeitura está colocando cerca de 200 metros de tubulação no local. O Município investiu R$ 300 mil na obra. Esse montante chegou aos cofres públicos através de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA), inserido no Programa +Infra, que inclui uma série de ações de infraestrutura urbana no Município.
No Bairro Esplanada, a equipe operacional da Secretaria de Obras também implantou frentes de trabalho. No Corredor dos Cabral - via que liga a Rua Pelotas a parte norte da comunidade, com acesso a Rua João Manoel Rosada - foi feita a canalização e drenagem de um dos trechos para escoamento da água das chuvas.
"Ou seja, estamos atuando em pontos críticos. Nesses locais, a população sofre em período de chuva com o alagamento das residências. É uma atividade que a gente (Secretaria) tem feito muito para dar mais qualidade de vida para as pessoas", explica o secretário, informando que outros pontos na cidade, com os mesmos problemas, serão atendidos.
"Outros locais estão sendo avaliados. Estamos estudando uma forma de resolver, um a um. Como a demanda é muito grande em toda a cidade, então temos que resolver essas situações de forma individual", complementa.
Com as frentes de trabalho instaladas nos bairros, um levantamento prévio, feito pela Secretaria de Obras, constatou que os alagamentos (a maioria) é resultado de construções irregulares em cima, ou próximo, de sangas. "As águas das chuvas acabam sendo atacadas por essas construções e alagadas as residências".
Nas ruas João Manoel Rosada e Corredor dos Cabral, a Prefeitura colocou cargas de balastro, nivelou as ruas com o uso de maquinário pesado e ainda colocou tubulação para evitar novos alagamentos".