27/07/2022 Secretaria de Administração

NOVO MODELO DA CI POR ENQUANTO É APENAS PARA PORTO ALEGRE

Serviço Público - NOVO MODELO DA CARTEIRA DE IDENTIDADE POR ENQUANTO É APENAS PARA PORTO ALEGRE

O novo modelo de carteira de identidade, apresentado nesta semana através do Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul, ainda não está sendo confeccionado nos municípios do Interior. A informação é de Ana Cristina Barros, coordenadora do Posto de Identificação Municipal, mantido pela Prefeitura de São Gabriel em convênio com o IGP, na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura.
Segundo Ana Cristina, as carteiras confeccionadas em São Gabriel e demais cidades do interior, seguem com validade até 2032. O novo modelo de carteira de identidade, que utiliza o CPF como número do RG, começou a ser implantado pelo Departamento de Identificação do IGP nesta terça-feira (26/07), e por enquanto, o modelo é exclusivo para Porto Alegre.
“Trata-se de um serviço disponibilizado para quem for fazer a primeira via ou para quem vem de outro Estado e precisa fazer um novo RG no Rio Grande do Sul”, ressalta, acrescentando que este modelo ainda não abrange as cidades do interior, dentre as quais São Gabriel. “O que ocorre em Porto Alegre é um projeto piloto para estas primeiras vias. Não há previsão ainda para São Gabriel quanto a confecção do novo RG”, ressalta. “A população pode ficar tranquila que as carteiras que estão sendo confeccionadas em São Gabriel, e em todo o interior do Estado, são válidas por dez anos e, em caso de qualquer implementação de novo sistema para o interior, a população será comunicada”, conclui Ana Cristina.