11/07/2022 Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura

MUNICÍPIO CELEBRA CONVÊNIOS COM DESPERTAR E UNIÃO BORGES FC

Parcerias | MUNICÍPIO CELEBRA CONVÊNIOS COM DESPERTAR E UNIÃO BORGES FC

Aportes de recursos na ordem de R$ 40 mil, sendo R$ 30 mil destes provenientes de doação do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul), foram objeto de dois convênios assinados na manhã desta segunda-feira, 11 de julho, pelo prefeito Lucas Menezes e o secretário de Administração, Rafael Barros Gonçalves.
O presidente do União Borges FC, Zauro dos Santos Álvarez, e a vice-presidente Marinês Rodrigues Borges, juntamente com o treinador Maximino Charão, presenciaram a assinatura do convênio com o clube, formalizando a destinação de R$ 10 mil para apoiar o trabalho da entidade com categorias de base, promovendo a inclusão social de jovens através do esporte. “Com este apoio, a Prefeitura vai estar auxiliando mais de 90 jovens atletas assistidos por nossas iniciativas sócio-desportivas”, assinala o presidente Zauro.
O segundo convênio foi assinado com a diretoria da Associação Despertar de Apoio ao Autista, mantenedora do Centro de Apoio ao TEA (Transtorno do Espectro Autista) em parceria com a prefeitura, em vigor desde 2017. A instituição atende 110 crianças e adolescentes com variados graus de autismo, sendo 60 delas com atendimento clínico. A instituição tem profissionais que atuam na área da  neuropediatria, fonoaudiologia, psicopedagogia, terapia ocupacional, educação especial, educação física e musicoterapia.  Em novembro do ano passado a entidade já havia sido comtemplada com R$ 25 mil do município, através do programa municipal “Pacote do Bem”, e desta vez está recebendo R$ 30 mil provenientes de uma doação do Banrisul ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fundica).
Ao assinar o convênio perante a presidente Tatiana Ribeiro, a coordenadora administrativa Clarissa Coletto e a coordenadora clínica Cátia Dutra, o prefeito destacou o trabalho empreendido pela entidade. “Se não houvesse o Instituto Despertar, muito possivelmente o Município teria grandes dificuldades de atender dignamente a complexidade dos tratamentos e ações que o instituto empreende, muitos deles fora do arco legal da Saúde Básica. Apoiar esse trabalho não é um favor, é um dever para com centenas de famílias gabrielenses”, assinalou Lucas Menezes.