21/06/2022 Prefeito Municipal

LOJA ROCHA NEGRA PROMOVE FESTA POR SEUS 149 ANOS

Celebração | LOJA ROCHA NEGRA PROMOVE FESTA POR SEUS 149 ANOS

Uma das instituições pioneiras da maçonaria no Rio Grande do Sul e no Brasil comemora, no próximo dia 29 de junho, 149 anos de existência. Trata-se da Loja Maçônica Rocha Negra n.º 1, que terá uma celebração magna no dia 1.º de julho, às 19 horas, no Espaço Garden.  O prefeito Lucas Menezes recebeu o convite oficial para a  festividade na manhã desta terça-feira, 21, recebendo em audiência o presidente da Comissão de Planejamento do evento, Rony Marcon.
Fundada em 29 de julho de 1873, a Loja Maçônica Rocha Negra n.º 1 teve em seus quadros personalidades ilustres ao longo da histórica, como o Conde de Porto Alegre (Marechal Manoel Marques de Souza), o Barão de Candiota (Francisco Chagas), Jonathas Abbott, o médico e presidente (governador) do Rio Grande do Sul Fernando Abbott, e Deodoro da Fonseca, na época coronel, então comandante do 1º Regimento de Artilharia a Cavalo de São Gabriel (Regimento “Boi de Botas”) que viria a ser o proclamador e primeiro presidente da República.  Por tradição, os primeiros associados tinham que apresentar cartas de alforria de escravos para serem aceitos na loja, e em 10 de setembro de 1884 a Loja Rocha Negra celebrou em sessão magna o fim da escravidão em São Gabriel,  com a alforria dos últimos 900 escravos que existiam no município, quatro anos antes da abolição nacional da escravatura, em 13 de maio de 1888.  Atualmente, o Venerável Mestre da Loja Maçônica Rocha Negra é Luís Guerino Teixeira.