28/07/2022 Prefeito Municipal

LANÇADA PLATAFORMA DIGITAL "INVESTE SÃO GABRIEL"

Emprego e Renda | LANÇADA PLATAFORMA DIGITAL "INVESTE SÃO GABRIEL"

O município de São Gabriel, reconhecido pela pujança no agronegócio agora também busca atrair investidores das mais diversas áreas de atuação. E para isso, lançou nesta quinta-feira (28), em Porto Alegre, “Investe São Gabriel” com a presença de autoridades, lideranças empresariais, gestores corporativos e imprensa de todo o Estado. A plataforma online reúne todos os indicadores econômicos, dados estatísticos, informações de logísticas e mecanismos de incentivo a quem deseja investir na cidade.
*Atrativos*
Com mais de 50 mil hectares de solo fértil, reconhecido como um dos melhores do Estado, ainda disponível para a expansão das lavouras, também conta com uma localização privilegiada, no centro-oeste do Rio Grande do Sul, que facilita a produção e comercialização de produtos no mercado nacional e internacional. Isso porque está cercado de estradas que ligam a cidade aos principais pólos econômicos do estado, do Brasil e do Mercosul. O prefeito de São Gabriel, Lucas Menezes, destacou que a cidade é parceira de quem investir e que possui políticas de incentivo para estimular o desenvolvimento. Ele citou a Lei nº 4.000/2018 que prevê incentivos fiscais para empresas de diversos setores - industrial, comercial, prestação de serviços e social. Também mencionou a Lei da Liberdade Econômica que simplifica o processo de abertura de empresas e a Sala do Empreendedor, espaço que reúne todas as informações para quem deseja empreender no município. “O município tem capacidade e queremos atrair investidores do Brasil e do mundo. O Investe São Gabriel é a porta de entrada para quem quer conhecer a cidade e fazer contato com o poder público. A potencialidade do nosso solo, do agronegócio, do setor industrial e de todas as ferramentas que disponibilizamos para quem quer empreender agora está à disposição de toda a sociedade e do futuro investidor”, ressaltou o prefeito. Menezes também destacou que a gestão municipal continuará buscando alternativas para desburocratizar e agilizar os processos. Também citou que o município começa a discutir uma Lei de Incentivo à Inovação para fomentar novos modelos de negócios e favorecer ainda mais as empresas gabrielenses e para quem tiver interesse em empreender na cidade.
*Investimentos*
 O município vem realizando diversos investimentos que resultam em melhorias sociais e de infraestrutura para criar um ambiente favorável para novos empreendimentos e com a intenção de gerar qualidade de vida para quem vive em São Gabriel. “São cerca de R$ 26 milhões que resultam em pavimentação de vias, melhorias na nossa educação, saúde de qualidade para a nossa gente e investimentos em infraestrutura que também geram ganho ambiental, como a instalação de iluminação de led no município”, afirmou o prefeito. O secretário estadual de Turismo, Raphael Ayub, destacou que é possível investir fora dos eixos tradicionais e que o turismo é um fator importante para alavancar o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. “Tenho certeza que essa é uma iniciativa que vem para agregar e uma experiência que será levada para outras regiões do Estado e municípios”, declarou.
*Quem investe recomenda*
O empresário Rony Marcon, cofundador da empresa New Life, falou sobre sua experiência de empreendedorismo há mais de 20 anos na cidade. Conta com mais de 300 colaboradores e atende mais de 15 municípios da região com projetos tecnológicos e atuação no setor educacional, imobiliário, de energia e diversos outros segmentos. "São Gabriel é a sexta maior cidade em território no Rio Grande do Sul, com baixos índices de inadimplência e com alto desenvolvimento do agronegócio. Temos orgulho de fazer parte da história desse município que nos acolheu de braços abertos. Ninguém gosta daquilo que não conhece e nós conhecemos e amamos São Gabriel. Acreditamos que as pessoas fazem a diferença e o município oferece isso”, destacou. Sobre o Investe o Investe São Gabriel foi desenvolvido pela Prefeitura de São Gabriel, com apoio de diversas secretarias, e com o suporte da Critério Comunicação.
Presenças
Além de representantes das principais redes de comunicação e jornalismo do Estado, participaram o presidente da Câmara de São Gabriel, vereador Sildo Cabreira, o presidente da Famurs e prefeito de Restinga Seca Paulo Salerno, o secretário estadual de Desenvolvimento Rafael Ayub, o vice-presidente da Federasul Alexandre Gadret, o economista da Farsul Antônio da Luz, o diretor de relações institucionais do Comando Militar do Sul general Amir Kurban, a diretora da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Greize Pohlmann, o gerente de relações institucionais da Ocergs Tarcísio Mineiro, o diretor da ConnectFarm Wellignton Golpe e os gestores da Critério, Soraia Hannah, Rafael Codonho e seus executivos.