12/04/2022 Prefeito Municipal

IPRESG promove Treinamento de Gestão

Previdência | IPRESG promove Treinamento de Gestão

Na tarde dessa terça-feira, 12 de abril, o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de São Gabriel (IPRESG) realizou Seminário de Treinamento em Gestão Previdenciária, com a participação de servidores e gestores de cada secretaria municipal, além dos integrantes da diretoria, conselho fiscal e comitê de investimentos do instituto. O prefeito Lucas Menezes, juntamente com secretários municipais e colaboradores da gestão, compareceu ao evento e enalteceu a iniciativa do Ipresg em abrir o debate sobre a questão previdenciária, orientando os servidores e permitindo que sejam multiplicadores de informação junto ao conjunto do funcionalismo público. “A questão previdenciária é um desafio que precisa ser vencido com responsabilidade, há um comprometimento e um entendimento mútuo entre a autarquia e o Município para, com diálogo e clareza, ir construindo as soluções necessárias”, ressaltou.
O seminário explanou sobre os objetivos do treinamento, apresentando aspectos diversos da nova legislação previdenciária nacional, suas implicações nos municípios com Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), as mudanças na Lei Federal nº 14.230/2021 e a apresentação do Cálculo Atuarial do IPRESG, explanada pela consultora Michelle Dall’Agnol, da Athena Atuarial, empresa com sede em Porto Alegre, que com base no número de servidores ativos e inativos do Município, e calculando as expectativas de vida de cada servidor por idade e sexo, apresentou os valores que serão necessários para honrar todas as aposentadorias no futuro, o patrimônio do instituto e o índice a ser observado para o crescimento das despesas da autarquia para os próximos anos. Logo após, a diretora jurídica da Secretaria de Administração de São Gabriel, Michelle Costa, apresentou os aspectos jurídicos da nova legislação previdenciária.   “O Ipresg está buscando de forma permanente a excelência na gestão previdenciária, fomos o terceiro RPPS do Estado a conquistar a certificação do Pró-Gestão em 2019 e estamos em busca da sua renovação, com avanço para o Nível II, atestando a profissionalização da gestão previdenciária local e a adoção de mecanismos de qualidade nos processos administrativos. Confiamos que a recente mudança na gestão do Município não irá resultar em descontinuidades ou retrocessos”, salientou.