27/07/2022 Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura

FORMALIZADA PROGRAMAÇÃO DA SEMANA FARROUPILHA

Cultura – FORMALIZADA PROGRAMAÇÃO DA SEMANA FARROUPILHA

A programação oficial da Semana Farroupilha de São Gabriel, elaborada pela Coordenadoria Tradicionalista Municipal, foi efetivamente aprovada para receber apoio formal da Prefeitura Municipal de São Gabriel, mediante subvenção oficial. O fato foi consumado em reunião de trabalho entre o Governo Municipal e a CTM, na manhã desta quarta-feira, 27 de julho, com o prefeito Lucas Menezes, secretário de Desenvolvimento Turismo e Cultura Rogério Melo, a patroa da CTM Cátia Cavalheiro e o sota-capataz, Augusto Solano Lopes Costa.
A programação prevê uma série de shows nativistas de 13 a 18 de setembro, na Reculuta Municipal no Parque Tradicionalista Rincão das Carretas, com um show musical e um baile campeiro em cada dia de evento.
Embora a CTM confirme as tradicionais provas da Reculuta durante a Semana Farroupilha, a competição gaúcha - que mobiliza todas as entidades tradicionalistas de São Gabriel - não servirá de parâmetro para a ordem do desfile de 20 de Setembro. Segundo a patroa da CTM, Cátia Cavalheiro, este ano, a passagem de CTG's e PTG's será definida através de sorteio. A abertura do evento será feita pelos integrantes da Coordenadoria, acompanhados do prefeito Lucas Menezes e convidados.
O prefeito Lucas Menezes ressalta a importância da programação oficial da Semana Farroupilha, dentro de uma perspectiva da retomada dos eventos após o fim do Estado de Emergência em Saúde Pública de Interesse Nacional relativo à pandemia do Coronarívus. “Após passarmos pelo pior período, temos de saudar a retomada do turismo de eventos, pela sua capacidade geradora de renda, e pelo significado que estas oportunidades de congraçamento possuem na melhoria geral da própria qualidade de vida da comunidade, que volta a se reunir, conviver socialmente, e cultuar as tradições que forjaram nossa cultura e identidade”, assinalou.