11/09/2022

FESTA CAMPEIRA MOBILIZA COMUNIDADE DO FAXINAL

Tradição | FESTA CAMPEIRA MOBILIZA COMUNIDADE DO FAXINAL

Famílias da comunidade do Faxinal e outras localidades circunvizinhas do distrito de Catuçaba compareceram maciçamente à 20ª edição da Festa Campeira, promovida pela Escola Municipal do Campo de Ensino Fundamental Mascarenhas de Moraes.  O prefeito Lucas Menezes prestigiou a festividade, coordenada pela diretora do educandário, professora Sodenir Freitas.
Um desfile de cavalarianos portando os pavilhões Nacional, estadual e municipal abriu a festividade, sendo entregues ao prefeito Lucas Menezes, ao secretário de Educação Edjor Borges e ao representante do Poder Legislativo, vereador Írio Rodrigues. O secretário de Desenvolvimento Rural, Carlos Cléber Dias Leal, também prestigiou a iniciativa.
O evento foi transmitido ao vivo pela Rádio Batovi de São Gabriel e pela Rádio Metropolitana FM de Canoas, pelos comunicadores Adão Santana (Batovi) e Rogério Diniz (Metropolitana FM). Provas campeiras, torneio infantil de Vaca Parada, fandangaco e outras atividades mobilizaram o público. "A cultura Tradicionalista em São Gabriel não é uma tradição meramente folclórica, mas uma cultura viva, entranhada no dia a dia do povo do nosso interior, na lida de campo, na vivência da nossa gente, e atividades como esta, da nossa querida escola Mascarenhas, apenas engrandecem e mantém cada vez mais viva essa nossa identidade ", ressaltou o prefeito.