27/05/2022 Prefeito Municipal

FAMURS DECIDE APOIAR INVESTIMENTOS ESTADUAIS NAS BR’s 116 E 290

São Gabriel beneficiada | FAMURS DECIDE APOIAR INVESTIMENTOS ESTADUAIS NAS BR’s 116 E 290

Após intensos debates entre os prefeitos do Estado, a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS) decidiu apoiar o investimento de R$ 490 milhões do Governo do Estado em rodovias federais. A decisão foi anunciada pela Federação no começo da noite desta quinta-feira (26/05), após dois dias de debate envolvendo representações das 27 Associações Regionais, inicialmente com encontro presencial e depois com reunião virtual. A maioria das associações regionais votou a favor do PL 51/2022.
Prefeito de São Gabriel, Lucas Menezes destacou a importância do projeto para o desenvolvimento econômico e estratégico da região fronteira, garantindo ainda para este ano um trecho de 26 km duplicados nas duas rodovias, em especial a duplicação da BR 290 até Pantano Grande, com impacto direto na economia de toda a região Centro-Oeste do Estado. No caso específico de São Gabriel, ainda é levada em consideração a segurança viária. O projeto prevê a construção de uma via paralela a BR-290, entre a ponte do Bairro Progresso e o trevo de acesso ao Hotel San Izidro. Em Vila Nova do Sul e Santa Margarida do Sul, serão construídos trevos de acesso. Somente para a obra em São Gabriel, o investimento previsto é de cerca de R$ 5 milhões.
"Desde que o projeto foi apresentado pelo governo estadual, tomamos posição favorável. Embora sejam recursos do Estado em vias federais, serão obras que beneficiarão todos os gaúchos, e por isso fizemos um trabalho de convencimento para a importância do projeto. As demais associações se manifestaram em apoio e conseguimos o aval da FAMURS, que será levado à Assembleia", concluiu.
O prefeito Lucas Menezes destaca a relevância estratégica da BR-290 como terceira maior rota de acesso externo ao Brasil, só perdendo para os aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e Galeão, no Rio de Janeiro.