04/05/2022 Secretaria de Assistência Social

FAMÍLIAS AFETADAS PELA ENCHENTE RECEBEM MATERIAL DE LIMPEZA E ALIMENTOS

Decreto de situação de emergência | FAMÍLIAS AFETADAS PELA ENCHENTE RECEBEM MATERIAL DE LIMPEZA E ALIMENTOS AO RETORNAR PARA AS CASAS.

Das 179 famílias desalojadas em São Gabriel, 100% já retornaram para as suas residências ainda na segunda-feira (02/05). De acordo com a Defesa Civil, o Município chegou a ter 900 pessoas fora de suas casas e abrigadas em moradias de parentes.
Levantamento feito pela Defesa Civil mostrou que, nos locais de alagamento, o lixo jogado no rio Vacacaí acabou ficando preso em galhos de árvores e invadiu terrenos e moradias. As casas ficaram enlameadas e com odor forte de detritos.
Uma campanha da Secretaria Municipal de Assistência Social, iniciada ainda no sábado (30/04), reuniu doações de materiais de higiene, que começaram a ser distribuidos para as famílias afetadas pelas cheias na segunda-feira. Para evitar doenças, principalmente, Secretaria Municipal da Saúde orientou a população a fazer a limpeza dos espaços internos antes do retorno as casas.
A Prefeitura também está distribuindo cestas básicas para a população mais carente. O levantamento social - iniciado na sexta-feira (29/04) - destaca o número exato de pessoas que precisam do auxílio, mas é importante que haja o contato direto com a Secretaria Municipal de Assistência Social em caso necessidade, em situação que comprovadamente não houve cadastramento feito pelas equipes do setor.