03/11/2022

EVENTO MARCA A COMEMORAÇÃO DOS 100 ANOS DO PALÁCIO PLÁCIDO DE CASTRO

Cem Anos do Palácio | EVENTO MARCA A COMEMORAÇÃO DOS 100 ANOS DO PALÁCIO PLÁCIDO DE CASTRO

Sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Governo, transcorre no próximo dia 16 de novembro, quarta-feira, às 20 horas, uma solenidade pública para marcar o centenário do Palácio Plácido de Castro, o prédio que abriga a sede da Prefeitura Municipal de São Gabriel.  O secretário Edjor Lopes Borges organiza as ações da comemoração, juntamente com sua equipe e a Diretoria de Comunicação Social, com o diretor Cláudio Moreira.
Durante a celebração, em caráter excepcional, o prefeito irá conceder a algumas personalidades a Medalha Plácido de Castro, maior condecoração do Poder Executivo Municipal. Normalmente a homenagem é entregue durante o aniversário da cidade, mas neste ano será realizada em homenagem ao centenário do palácio.  Os nomes dos homenageados serão divulgados a partir da próxima segunda-feira. Haverá também apresentações do Coral Municipal e convidados.
O Palácio Plácido de Castro é uma obra de engenharia que foi iniciada no primeiro mandato do intendente Francisco Hermenegildo da Silva, tendo como engenheiro o alagoano José Sampaio Marques Luz, que mais tarde viria a ser prefeito municipal.  A obra foi inaugurada em 15 de novembro de 1922, ano do Centenário da Independência do Brasil, mas efetivamente concluída somente em 1924.  A prefeitura foi inaugurada no dia da Proclamação da República por conta do alinhamento ideológico do intendente ao Partido Republicano Riograndense.  Segundo o curador do Museu da Igreja do Galo, Beraldo Figueiredo, aspectos da ideologia positivista do partido do intendente Francisco Hermenegildo estão presentes na arquitetura do edifício histórico, como a cúpula, os dizeres latinos “JVSTITIA ET LABOR” (Justiça e Trabalho), as colunas e colunatas do pavimento superior e a fachada do prédio, inspirada no Capitólio, sede do Congresso dos Estados Unidos, modelo do regime republicano por excelência.
 Uma reforma orçada em R$ 1.053.712,89 (um milhão, cinqüenta e quatro mil e setecentos e doze reais e oitenta e nove centavos) para reparos e revitalização do prédio histórico está com licitação em andamento junto à Secretaria Municipal de Administração.