26/06/2022 Secretaria de Educação

EVENTO MANTÉM VIVA A TRADIÇÃO DOS CARRETEIROS NO INTERIOR DE SÃO GABRIEL

Educação | EVENTO MANTÉM VIVA A TRADIÇÃO DOS CARRETEIROS NO INTERIOR DE SÃO GABRIEL

A cultura, com foco na tradição que faz da comunidade de Vista Alegre, no interior de São Gabriel, a única ainda manter ativa o uso de carretas como forma de subsistência das famílias rurais, ganha destaque no mês de junho.
Para manter viva essa história, entre os dias 20 e 25 de junho, a Escola Municipal do Campo de Ensino Fundamental Jerônimo Machado (situada na localidade de Santo Antônio, ao lado de Vista Alegre) realizou a Semana Cultural. O evento, que em 2022 chegou a sua 8ª edição, tem como ápice a Cerreteada Pedagógica, com desfile de carretas e cavalos e ainda atividades no pátio da instituição de ensino.
O evento mobiliza, além dos 116 alunos matriculados na instituição, os seus familiares e pessoas da sede do Município. No dia 25, quando acontece o desfile das carretas, missa crioula e apresentações artísticas, mais de 300 pessoas prestigiam a festa.
Além disso, com apoio da EMATER e Prefeitura de São Gabriel, o evento também valoriza a comercialização de produtos agrícolas da região com a organização de uma feira.
Secretário de Educação de São Gabriel, Edjor Lopes Borges explica que o objetivo do evento é a integração da cultura e atividade produtiva da região promovendo o aprendizado dos alunos.
Segundo a diretora da escola, professora Livia Guedes Bérgamo, durante a semana foram realizadas palestras sobre a história das carretas e carreteadas, além de uma gincana cultural relacionada ao tema.
A Escola Jerônimo Machado fica na localidade de Santo Antônio, no distrito de Tiaraju, último reduto dos carreteiros, a 56 quilômetros da sede do município e atende da pré-escola ao ensino fundamental até o 9º ano.
📷 Chaiane Soares / SEME