07/06/2022 Secretaria de Educação

EDUCAÇÃO APRESENTA CALENDÁRIO DA COMISSÃO DE ESPORTES DE 2022

Esportes | EDUCAÇÃO APRESENTA CALENDÁRIO DA COMISSÃO DE ESPORTES DE 2022

A Secretaria Municipal de Educação divulgou na manhã desta terça-feira (07/06), em reunião com o Prefeito Lucas Menezes, um calendário de esportes para o público estudantil de São Gabriel, Santa Margarida do Sul e Vila Nova do Sul e, ainda, um evento que projeta a participação de estudantes dos municípios com Escolas Cívico-Militares instaladas no Estado.
As competições que foram anunciadas pela Comissão de Esportes Escolares da Secretaria de Educação de São Gabriel são: JINCOP 2022, Troféu Luiz Celso de Araújo de Atletismo Escolar, Festival de Esportes de Grama e ainda uma edição do festival exclusiva para escolas do interior de São Gabriel e para estudantes das Escolas Cívico-Militares do Estado. O programa foi apresentado pelo secretário de Educação, Edjor Lopes Borges, ao prefeito Lucas Menezes, com a presença dos professores Leandro Chaves, Miguelina Weber, Jaime Santos, Adriano Teixeira e João Neme.
Em julho, a comissão vai realizar uma edição do Festival dos Jogos de Grama para estudantes das Escolas do Campo.
Em agosto, pela primeira vez desde que foram criados os Jogos Intercolegiais da Primavera (JINCOP), a competição terá etapas classificatórias de futebol de salão com jogos nos três municípios. Além das instituições de ensino da cidade, estão confirmadas as escolas Marechal Hermes e Rodrigues Alves, de Santa Margarida do Sul e Maria Pereira e Eduardo Lopes da Rosa, de Vila Nova do Sul.
A primeira edição do JINCOP Intermunicipal começará em agosto somente com jogos de futsal; em novembro, a competição terá a fase final dos jogos de salão e também as disputas de xadrez, karatê, handebol, vôlei e basquete.
Em agosto, a Secretaria Municipal de Educação realizará também a etapa local dos JERGS (Jogos Escolares do Rio Grande do Sul), com todas as modalidades desportivas, e a terceira edição do Festival de Esportes de Grama no campo do Ginásio São Gabriel. Estes jogos serão realizados no dia 11 de agosto, em comemoração ao Dia do Estudante. Serão disputadas partidas de futebol, vôlei e handebol, com a participação de equipes estudantis, femininas e masculinas. Também em agosto, a pista de atletismo do 9º Regimento de Cavalaria Blindado (9º RCB) será palco do Troféu Luiz Celso de Araújo. “Professor Pelé”, entre 23 e 26 de agosto; na mesma competição ocorrerá o Festival de Inclusão, com provas específicas para alunos das Salas de Recursos, com premiação paras todos os estudantes participantes.
Ao destacar a elaboração do calendário, o prefeito Lucas Menezes ressaltou a importância do esporte como ferramenta de apoio ao ensino na retomada das atividades escolares pós-pandemia.