29/07/2022 Secretaria da Saúde

“DIA D” MOBILIZA COMUNIDADE CONTRA HEPATITES VIRAIS

Saúde | “DIA D” MOBILIZA COMUNIDADE CONTRA HEPATITES VIRAIS

Ao todo, 155 testes foram realizados com êxito no dia 28 de julho, quinta-feira, na mobilização especial realizada pelo “Dia D” do Julho Amarelo, mês de conscientização e combate às hepatites virais. Uma ação especial mobilizou as equipes da Secretaria Municipal da Saúde, que ofereceram testagens gratuitas no Palácio Plácido de Castro, sede do Poder Executivo Municipal.
As hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Trata-se de uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Entretanto, quando presentes, elas podem se manifestar como: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. “É importante a comunidade saber que estes testes estão à disposição na rede pública municipal, e que a população pode acessar essas medidas de diagnóstico e também material informativo de prevenção”, ressalta a secretária da Saúde, Kátia Raposo Pereira.