11/08/2022 Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura

CONSERVATÓRIO REALIZA AUDIÇÃO ESPECIAL PELO DIA DOS PAIS

Cultura | CONSERVATÓRIO REALIZA AUDIÇÃO ESPECIAL PELO DIA DOS PAIS

Durante a manhã e a tarde desta quinta-feira, 11 de agosto, Dia do Estudante, o Conservatório Municipal Iza Meyer, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, realizou uma Audição Musical, em homenagem à data e também em comemoração à Semana dos Pais.  Os alunos de violão, teclado, gaita ponto, solfejo e teoria musical da instituição se apresentaram perante um público de pais, parentes e autoridades.
A audição da tarde foi prestigiada pelo prefeito Lucas Menezes, secretário municipal de Educação Edjor Borges, vereador José João Barcelos e o sargento César Volnei Lopes, representando o Colégio Tiradentes da Brigada Militar.  Também participou da audição o maestro Yuri Covalesky, bacharel em Piano pela Universidade Federal de Santa Maria,que foi responsável pela análise e datação do piano mais antigo do conservatório de São Gabriel, doado pela benemérita Iza Meyer.  O instrumento musical é datado de 1820, do mesmo modelo dos cinco pianos que havia no navio Titanic, naufragado em 1912.
O coordenador do conservatório, Gilnei Oliveira, destacou o privilégio de fazer parte de um trabalho que estimula o desenvolvimento das aptidões artísticas da juventude. “Eu fui aluno desse conservatório, do saudoso professor Messias Velasquez, e hoje tenho o privilégio de ser seu coordenador e regente do Coral Municipal. A música que aprendi no conservatório me deu tudo o que tenho na vida”, assinalou.
O prefeito Lucas Menezes elogiou a iniciativa e o trabalho do conservatório no despertamento de novos talentos. “É um orgulho para o Município oferecer esse serviço público que mantém a tradição cultural de São Gabriel como terra que revela talentos para o mundo”, ressaltou.
O local oferece aulas de teclado, piano, violão, canto, introdução musical, teoria e solfejo (exercício de leitura cantada em notas musicais de uma partitura), além do projeto Fábrica de Gaiteiros, desenvolvido em parceria com o Instituto Renato Borghetti. O Conservatório de Música está localizado no segundo pavimento do Centro Cultural Sobrado Dom Pedro II, edifício histórico na esquina das ruas Duque de Caxias e Francisco Leivas, defronte à Praça Dr. Fernando Abbott.