19/08/2022 Prefeito Municipal

CIDADE RECEBE A CENTELHA DA PÁTRIA

Independência 200 anos – CIDADE RECEBE A CENTELHA DA PÁTRIA

A centelha da Pátria, símbolo da Independência brasileira e da unidade nacional, foi recebida em São Gabriel na manhã desta sexta-feira, 19 de agosto, em solenidade cívico-militar promovida pela Liga de Defesa Nacional e Secretaria Municipal de Educação. A chama foi recepcionada no dia anterior no Trevo da BR 290 e instalada no quartel do 9º Regimento de Cavalaria Blindado, de onde foi conduzida por um grupo de atletas até a prefeitura, sendo carregada pela maratonista gabrielense Rosimere Andrade de Carvalho.
O ato foi prestigiado por estudantes, diretores de escolas, professores, equipe diretiva da Secretaria Municipal de Educação, servidores municipais e representantes das autoridades militares da Guarnição Federal, além do comandante do Colégio Tiradentes da Brigada Militar, major Gerson Correa de Melo. O Hino Nacional foi executado pela banda do 9º Regimento de Cavalaria Blindado, sob regência de Gilnei Oliveira, coordenador do Conservatório Municipal, e cantado pelos alunos do Colégio Tiradentes da Brigada Militar.
O prefeito Lucas Menezes recebeu solenemente a chama votiva da Pátria. O representante da Liga de Defesa Nacional, Cláudio Diones Scherer, fez a oração cívica salientando a importância do patriotismo e da cidadania na celebração da data magna da Pátria, reiterando o significado dos 200 anos da Independência do Brasil. “Devemos todos indagar onde acertamos e onde falhamos para com a nossa Pátria, e dessa reflexão, resultar atos dignos para nosso país”, declarou. “É desta maneira que vamos, independente das ideologias políticas, retomar o amor à Pátria”, complementou o secretário de Educação, professor Edjor Borges.
O prefeito Lucas Menezes ressaltou que as celebrações tem um significado educativo muio importante para as futuras gerações. “É um momento que nos faz vermos ainda mais fortalecido, ainda mais apurado, a amor que devemos ter pelo nosso País, pelo nosso Estado, pelo nosso Município, pela nossa bandeira”.
O Fogo Simbólico foi conduzido após a cerimônia até a 13ª Companhia de Comunicações, onde permanece até o dia 1º de setembro, data em que será deslocado até a Praça Fernando Abbott para o acendimento da Pira da Pátria, no Espaço Cívico Mascarenhas de Moraes, com o hasteamento dos pavilhões nacional, estadual e de São Gabriel.