28/10/2021 Secretaria de Serviços Urbanos

CAMPANHA DE ESCOLA PELO DESCARTE CORRETO DO LIXO URBANO

Conscientização | PREFEITURA APÓIA CAMPANHA DE ESCOLA PELO DESCARTE CORRETO DO LIXO URBANO

Conscientização e também um "puxão de orelha", em forma de alerta, para aqueles da comunidade que ainda não entenderam que lugar de lixo é no lixo. A quinta-feira (28/10) foi um dia de mobilização para alunos da Escola Estadual José Sampaio Marques, que se reuniram para realizar - como atividade educativa e de consciência - uma espécie de manifestação por causa da quantidade de lixo que é jogado no terreno localizado em frente a instituição de ensino. Alguns moradores optam por colocar o lixo doméstico em frente à escola e ainda fora do período de coleta.
A ação do vento, de animais e da chuva faz com que o lixo acabe se espalhando pelas ruas, calçadas e bueiros.
Na atividade, que contou com a presença do Secretário Municipal de Serviços Urbanos André Matheus Chiapppetta Focaccia, professores e alunos da escola apresentaram cartazes - confeccionados por eles - contendo frases sobre os cuidados com o descarte correto do lixo, com a natureza e o meio ambiente.
A ação foi promovida pela Escola Marques Luz e contou com a parceria da Secretaria de Serviços Urbanos, que efetuou a retirada de lixeiras do local, colocou placas de advertência sobre a proibição de se colocar lixo naquela área e ainda efetuou a limpeza do terreno degradado.
A manifestação ainda teve uma caminhada pelo Bairro Cidade Nova para distribuição de panfletos nas residências, pedindo a colaboração da comunidade para não mais depositar o lixo em local que não é adequado e observar os dias corretos da coleta.
No Bairro Cidade Nova, a coleta ocorre sempre nas terças, quintas e sábados a partir das 7h da manhã. Além disso, a Cooperativa Minuano passa todas as sextas-feiras para recolher o lixo reciclável: papel, papelão, plástico, latas de alumínio e vidros.