04/02/2022

ÁREA TÉCNICA DA SECRETARIA DE OBRAS CONSOLIDA AÇÕES DE JANEIRO

Mês Movimentado – ÁREA TÉCNICA DA SECRETARIA DE OBRAS CONSOLIDA AÇÕES DE JANEIRO

Ao longo do primeiro mês de 2022, os diversos setores técnicos de diferentes especialidades de atuação da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo executaram diversas ações operacionais, burocráticas e técnicas, consolidando e esgotando etapas para a consecução de diversas obras no município. Cada setor apresentou seu relatório de atividades ao gestor da pasta, secretário Renato Dotto Gonçalves Filho. Além das obras do programa “+ Infra” que estão em pleno andamento, estão em fase de execução as melhorias do Ginásio Plácido de Castro (instalações hidráulicas), a recuperação das estradas internas do Assentamento Madre Terra, no distrito de Catuçaba, e a reforma da Escola Municipal de Ensino Infantil Nossa Senhora Menina.
Paralelamente, o setor operacional segue realizando a Operação Tapa-Buracos, consertando pavimentos em parceria com a empresa São Gabriel Saneamento, além de reparos de bocas-de-lobo e troca de tampas de esgoto em ruas como Homero Gonçalves e Rosinha Focaccia.
Uma das conquistas foi a reativação do convênio com a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) para fabricação de tubos de esgoto e tampas de boca-de-lobo com a mão de obra prisional. Neste mês de janeiro já foram fabricados 65 tubos de 20 e 10 tubos de 40, gerando economia ao Município na aquisição destes materiais.
Áreas técnicas como o setor de avaliação de projetos arquitetônicos e urbanísticos, do Plano Diretor, realizaram diversas consultas prévias para construção, aprovação de desmembramentos, certidões e licenças de construção, e outras autorizações técnicas. Já o Departamento de Meio Ambiente emitiu 14 autorizações gerais, 6 isenções de licenciamento ambiental, 5 licenciamentos e diversos outros documentos e autorizações inerentes à legislação ambiental. O Setor de Habitação atualizou o cadastro de déficit habitacional e prestou sete relatórios técnicos para processos de regularização fundiária, dentre outras ações.
O secretário ressalta que as atividades desempenhadas demonstram a complexidade de atribuições e áreas distintas abrangidas pela secretaria. “Temos um quadro técnico altamente especializado, comprometido com a qualidade do urbanismo, e que tem se empenhado em todas as frentes para a execução da nossa missão institucional”, ressaltou o secretário.