12/09/2022 Secretaria da Saúde

AÇÕES CONTRA POLIO E MULTIVACINAÇÃO

Campanha prorrogada | SALAS DE IMUNIZAÇÕES DAS UNIDADES CAIC, INDEPENDÊNCIA E BRANDÃO JÚNIOR ABRIRÃO APÓS ÀS 18 HORAS PARA AMPLIAR AÇÕES CONTRA POLIO E MULTIVACINAÇÃO

A Secretaria Municipal da Saúde, por determinação do Ministério da Saúde, prorrogou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação de 2022 até o dia 30 de setembro. A ampliação do prazo, divulgada na semana passada, tem o objetivo de aumentar as coberturas vacinais e a adesão da população a vacinação. Em São Gabriel, como nos demais municípios da União, a adesão é muito baixa.
A secretária municipal da Saúde, médica Kátia Raposo, anunciou novos períodos para atender o público que não tem condições de levar os filhos em horário de expediente. O atendimento especial, em terceiro turno, será somente nessa semana visando a vacinação: quarta-feira, no Caic; quinta-feira, UBS Independência; e na sexta-feira, UBS Brandão Júnior. Nos três locais, o funcionamento será das 18 às 20 horas.
"Há um medo generalizado, não só aqui... mas em todo o país da volta de uma doença praticamente erradicada, que é a poliomielite. Não podemos e não queremos deixar que esse vírus retorne à nossa comunidade, trazendo um doença que tem sequelas definidas. Então eu peço aos senhores pais, que compareçam; que levem os seus filhos aos postos de vacinação", enfatizou.
Para a campanha contra a poliomielite, o grupo-alvo são crianças menores de cinco anos de idade, sendo que as crianças menores de 1 ano deverão ser imunizadas conforme a situação vacinal para o esquema primário. As crianças de 1 a 4 anos deverão tomar uma dose da Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) alerta sobre a importância e o benefício da vacinação, para evitar a reintrodução do vírus da poliomielite, uma vez que o Brasil recebeu o certificado de eliminação da doença em 1994.
A multivacinação é para crianças e adolescentes menores de 15 anos que tenham alguma vacina do calendário em atraso.