25/10/2022 Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura

A PRAÇA É DOS LIVROS, PELA 14ª VEZ

É Amanhã | A PRAÇA É DOS LIVROS, PELA 14ª VEZ

Uma peça teatral sobre “A História de Nina”, é a primeira programação na manhã desta quarta-feira, dando início às atividades da 14ª edição da Feira Municipal do Livro de São Gabriel, que neste ano tem o lema “Ler é Experimentar Novos Caminhos”. Uma variada programação com contação de histórias infantis, teatro, palestras e principalmente lançamentos literários marca a programação da Feira, que vai deste dia 26 até o dia 29, na Praça Fernando Abbott, onde as estruturas dos estandes já estão montadas.
O Patrono da Feira de 2022 é o músico e escritor porto-alegrense Thedy Corrêa, da banda Nenhum de Nós, filho e neto de gabrielenses, e o capataz é o atual secretário de Governo e ex-secretário de Educação, Edjor Lopes Borges. Neste ano a Secretaria de Educação tem como apoiadores institucionais da Feira do Livro o Serviço Social do Comércio (SESC) e a Câmara Municipal de Vereadores, pelo programa Escola do Legislativo.
PROGRAMAÇÃO OFICIAL
DIA 26 DE OUTUBRO (quarta-feira)
10h – Peça Teatral “A História de Nina”
10h30min - Contação de Histórias - Professora Aliane Vaz
8h às 18h – Pintura no Rosto
15h – Lançamentos dos alunos da EMEF Ginásio São Gabriel
Obra: “Hero Frank”, de Yasmin Santos da Silva T 51
Obras: A História de um Homem com Poderes e 4 Bois!
Meu Pequeno Grande Dragão - HYAGO MEDINA T 71
15h30min Peça Teatral “A História de Nina”
16h - Palestra Felicidade no Trabalho - ministrante Renata Miranda (Unipampa)
Local : Plenário da Câmara Municipal
19h – ABERTURA OFICIAL - Pr
20h15 - Palestra Cultura, História e Literatura na obra de Alcides Maya - ministrante Prof Dr. Vitor Biasoli (UFSM)
Local: Câmara Municipal

DIA 27 DE OUTUBRO (quinta-feira)
09h – Apresentação “As Gatas” Escola Municipal Tarso Dutra
10h30min -Apresentação Escola Municipal Pedro Ferraz Neto
11h PROJETO ACELERA com o Projeto da Associação Cultural do Pampa
14h Contação de Histórias com Aliane Vaz
16h - Palestra Felicidade no Trabalho - ministrante Renata Miranda (Unipampa)
15h - Apresentação ‘Vamos Colorir o Mundo”, Escola Municipal Tarso Dutra
19h - Palestra “La conflictividad social empresarial en el desarrollo ferroviario de la frontera Uruguay, Brasil, Argentina. 1870-1912” - ministrante Doutorando Fernando Sosa (historiador)
Local: Câmara Municipal

DIA 28 DE OUTUBRO (sexta-feira)
14h- COPA BRASIL DE XADREZ ESCOLAR
15h - Lançamento do Livro de Renato Moreira – “O Mundo como ele é: Sistemas Econômicos e Ideologias” e “A Lista de Schindler nunca termina”.
16h – Lançamento do Livro de Irene Boll – “Corações Floridos”
16h – Lançamento do Livro de João Alfredo Reverbel Bento Pereira – “Amenidades n.º 14”
18h – “Diálogos de Leitura”, da Associação Cultural Alcides Maya, na Câmara Municipal

DIA 29 DE OUTUBRO (Sábado)
8h às 18h Pintura no rosto
15h COPA FEIRA DO LIVRO
15h – Lançamento do Livro de Emerson Costa, “Até o Cata-Vento”
16h – Lançamento do Livro de Raimundo Nonato Oliveira Silva, “A noite de Poemas”
16:30h – Lançamento do Livro de Luvumbo Manuel Quionza,“Um Poeta Angolano entre os Gaúchos”.
18h às 19h– Recital Poético com Rossyr Berny e Convidados
18h – Lançamento do Livro de Rossyr Berny, “O Gemido Animal do Homem” e “101 Poemas Escolhidos”.
- Lançamento do Livro de Maria Sodenir, “Nada Cale a Nossa Voz”
- Lançamento do livro de Rangel Arêde, “Ensaios Sobre a Vida – Crônicas e Esquetes”.