08/03/2024 Secretaria da Saúde

Saúde | ONCOLOGIA E CENTRO DE IMAGEM DA SANTA CASA RECEBEM AMPLIAÇÃO

Nesta sexta, 8 de março, a Santa Casa de São Gabriel inaugurou melhorias e ampliações do Centro Oncológico Marina Ramos e do CDI (Centro de Diagnóstico por Imagem).

A ampliação do Centro Oncológico Marina Ramos tem investimento de R$ 514.877,00 destinados pelo Ministério Público do Trabalho, fruto de multas aplicadas em um Processo de Acompanhamento Judicial que verifica a adequação de segurança de equipamentos e cumprimento de jornadas de trabalho de uma empresa frigorífica, e o restante dos recursos da própria Santa Casa. No CDI, são recursos estaduais do Programa Avançar na Saúde, na ordem de R$ 1,5 milhão para dois aparelhos de raio x digitais e um aparelho de mamografia digital, e mais R$ 1 milhão para as reformas do Centro de Imagens, também com contrapartida do hospital.

Com ampliação, o Centro de Oncologia Marina Ramos passará a contar com três consultórios, duas salas de espera, uma sala de recuperação pós-operatória e uma sala de atendimento multidisciplinar, mais um banheiro e reforma da sala de faturamento.

O Centro Oncológico Marina Ramos começou a funcionar em 2019, e já em 2016 o então prefeito eleito Rossano Gonçalves e o ex-provedor Marcos Góes levavam a reivindicação do credenciamento do serviço no SUS ao então ministro da Saúde do governo Temer, Ricardo Barros. O credenciamento ao SUS foi publicado no Diário Oficial em 27 de dezembro de 2021, e a Oncologia começou a atender pelo SUS de fato em 6 de maio de 2022, em ato com a secretária de Saúde do RS, Arita Bergmann, e o prefeito Lucas Menezes. Atualmente, são 291 pacientes em atendimento odontológico, 273 deles pelo SUS.