07/02/2024 Secretaria de Obras e Urbanismo

SÃO GABRIEL REINAUGURA AMANHÃ A GARE DA ANTIGA VIAÇÃO FÉRREA

Após dez meses de obras, a Gare de embarque e desembarque da antiga Estação Férrea de São Gabriel será reinaugurada nesta quinta-feira (😎 para toda a comunidade. A iniciativa faz parte da campanha São Gabriel, Meu Lugar. O prédio histórico voltará a abrigar a Feira do Produtor Rural e da Agricultura Familiar.  No dia da inauguração, também haverá expositores da Feira de Produtos da Terra dos Marechais.

A obra começou em abril de 2023 e custou R$ 700 mil, sendo R$ 400 mil de emenda do deputado federal Danrlei de Deus e o restante de recursos próprios. Das 16 bancas disponíveis, metade será ocupada a partir desta quinta-feira. Já está previsto pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura um novo chamamento público para selecionar produtores para os demais espaços. O valor arrecadado mensalmente com os aluguéis será usado para cobrir custos com manutenção e limpeza do próprio local.

Um pouco de história
A Estação Férrea de São Gabriel foi inaugurada em 1900 pelo então intendente (prefeito) municipal José Narciso Antunes, e serviu de terminal férreo principal até ser desativada em 1977.
Em 1992, o prédio principal da Estação Férrea de São Gabriel foi cedido para a instalação do Museu da Força Expedicionária Brasileira, uma vez que a cidade é terra natal do marechal Mascarenhas de Moraes (1883-1968), comandante da FEB durante a Segunda Guerra Mundial. Criado em 1978, o museu funcionava até então na avenida João Pessoa, em Porto Alegre. A revitalização atual não contemplou o prédio principal, que continua abrigando o acervo da FEB.