05/12/2022 Secretaria da Saúde

SÃO GABRIEL INVESTE EM AÇÕES EM PROL DO BEM-ESTAR ANIMAL

Dezembro Caramelo | SÃO GABRIEL INVESTE EM AÇÕES EM PROL DO BEM-ESTAR ANIMAL

Entre diversas ações e campanhas sociais que reforçam uma causa social ou tema de saúde pública ao longo dos doze meses, o último mês do ano tem também a campanha do “Dezembro Caramelo”, voltada para o combate ao abandono animal e à adoção responsável. A cor escolhida reforça uma identificação com o “vira-lata caramelo” (canus lúpus familiaris), justamente o tipo de animal que mais sofre abandono. A escolha do mês de dezembro não é um acaso, pois é justamente nos meses de festas, em que os donos viajam, que costuma ocorrer uma maior incidência de abandono animal.
A Prefeitura de São Gabriel, ainda em 2018, na quarta administração do ex-prefeito Rossano Gonçalves, implantou a Política Municipal de Bem-Estar Animal, cadastrando clínicas veterinárias para realizar cirurgias, castrações e outros procedimentos em animais indicados pelas entidades voltadas à causa do bem-estar animal.  “Estas ações estão em pleno funcionamento, atendendo a uma demanda reprimida com resultados positivos”, ressalta a secretária de Saúde, Kátia Raposo Pereira.
Além disso, o Município tem apoiado ações de combate ao abandono animal com apoio direto às organizações e entidades dedicadas à causa.  Somente nesse mandato, de janeiro de 2021 até novembro deste ano, a Prefeitura repassou diretamente à Amigo Bicho, Conscientizar e Anjo de Pelo o valor total de R$ 59.939,52, sendo R$ 45.000,00 em 2021 pelo Pacote do Bem, durante a gestão do ex-prefeito Rossano Gonçalves, e em 2022 R$ 14.939,52 à Amigo Bicho, referente à subvenção Social do Estacionamento Rotativo, já sob o comando do atual prefeito Lucas Menezes. “A causa animal é um tema que tem ganhado visibilidade crescente na nossa sociedade, mobiliza a dedicação de dezenas de indivíduos e grupos, e sem dúvida merece a atenção do Poder Público. Estamos evoluindo nesta direção, e vamos continuar dedicando atenção ampla à proteção animal”, destacou o prefeito.