27/03/2023 Prefeito Municipal

SÃO GABRIEL FIRMA ACORDO CULTURAL COM REGIÃO DE PORTUGAL

São Gabriel será uma das 10 cidades gaúchas a contar com um Centro Cultural Açoriano, em comemoração aos 270 anos da presença açoriana no Estado. O acordo foi assinado sexta-feira, 24 de março, em Gravataí, sede da Casa dos Açores no Rio Grande do Sul.

O prefeito Lucas Menezes foi representado pelo secretário geral de Governo, Edjor Borges, no ato que teve a presença da Secretária de Educação de Açores, Sofia Ribeiro, e de outras autoridades brasileiras e portuguesas.

O novo espaço cultural funcionará no Museu da Igreja do Galo, e as primeiras articulações para a parceria com São Gabriel foram feitas pela ativista cultural Jenny Maria Chagas.  Açores é um arquipélago de Portugal, com cerca de 236 mil habitantes, que teve forte presença na colonização do Brasil.