Ir para conteúdo principal
Ir para conteúdo principal Logotipo
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal
12/11/2025 Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura
COMPARTILHAR NOTÍCIA

São Gabriel celebra a Consciência Negra com Mostra “Orgulhosa Herança”, Concurso Mais Belo Negro e Feira Cultural Afro-Brasileira

A partir do dia 18 de novembro, São Gabriel viverá intensamente as comemorações da Consciência Negra, com uma série de atividades que valorizam a cultura, a história e a identidade afro-brasileira

A partir do dia 18 de novembro, São Gabriel viverá intensamente as comemorações da Consciência Negra, com uma série de atividades que valorizam a cultura, a história e a identidade afro-brasileira.

Entre os dias 18 e 23 de novembro, a cidade será palco de eventos que promovem o respeito à diversidade, o combate ao racismo e o orgulho das raízes negras que compõem a formação cultural do povo gabrielense.

 

 

Mostra “Orgulhosa Herança”

 

 

A programação inicia com a Mostra de Trabalhos Afro-Brasileiros “Orgulhosa Herança”, nos dias 18 e 19 de novembro, das 10h às 16h30, na EMEF Ginásio São Gabriel – Ginásio Champagnat.

O evento tem como objetivo incentivar alunos e professores das redes municipal, estadual e privada a desenvolverem produções criativas e reflexivas sobre o universo afro-brasileiro.

A mostra será dividida em quatro categorias: Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais e Ensino Médio/Técnico.

As inscrições podem ser feitas até 14 de novembro, nas escolas ou diretamente na Secretaria Municipal de Educação (SEME).

 

 

26ª edição do Concurso Mais Belo Negro e Mais Bela Negra

 

 

A celebração segue com o tradicional Concurso Mais Belo Negro e Mais Bela Negra de São Gabriel, que chega à sua 26ª edição em 2025.

O evento será realizado no dia 20 de novembro, a partir das 18h, na Su Casa Eventos, promovido pelo Bloco Carnavalesco Bambas da Orgia.

Oficializado pelo Município desde 2015, o concurso celebra a beleza, a cultura e a representatividade da comunidade negra, com categorias que vão desde o Baby (1 a 3 anos) até a Sênior (a partir dos 35 anos).

O intervalo contará com apresentações da Escola de Tamboreiros Jjê Nagô Vodum, destacando a riqueza rítmica e espiritual das tradições afro-brasileiras.

As inscrições seguem abertas até 17 de novembro.

 

 

1ª Feira Cultural Afro-Brasileira

 

 

Encerrando as comemorações, no dia 23 de novembro, a Praça Dr. Fernando Abbott será palco da 1ª Feira Cultural Afro-Brasileira, a partir das 18h.

O evento reunirá empreendedores, artistas e coletivos culturais em uma grande celebração da força, beleza e criatividade da cultura negra.

A feira tem como objetivos valorizar o empreendedorismo negro, dar visibilidade à arte, à estética e à produção cultural afro-brasileira, além de criar espaços de inclusão e troca de saberes.

 

A programação contará com exposição e comercialização de produtosespaço da beleza afro com tranças e turbantes, mostras culturais e educativas, e um desfile de moda com os vencedores do concurso Mais Belo Negro e Mais Bela Negra.

A noite será encerrada com show da Banda Afro Odù, apresentações de capoeiradanças escolares e a energia contagiante da bateria do Bloco Bambas da Orgia, acompanhada de convidados especiais.

 

Os eventos são uma realização do Bloco Carnavalesco Bambas da Orgia, com apoio das Secretarias Municipais de Turismo, Esporte e CulturaEducação e Saúde.

Outras Notícias