13/06/2022 Secretaria de Educação

PREFEITURA LANÇA PROJETO DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA CONTER AVANÇO DA DENGUE

Detetives nas escolas | PREFEITURA LANÇA PROJETO DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA CONTER AVANÇO DA DENGUE EM SÃO GABRIEL.

Com mais de 400 focos do mosquito e o Município em estado de alerta, a Prefeitura Municipal adotou ações de conscientização para combater a proliferação do Aedes Aegypti em São Gabriel. De acordo com o setor de combate e prevenção, no Município, os bairros com maior incidência estão localizados nas zonas oeste e norte (abrangendo Vila Mariana, Cidade Nova, Pascontin, Primavera e Independência).
Na semana passada, a Secretaria Municipal de Educação - em parceria com a  Secretaria da Saúde - apresentou o Projeto Detetives da Dengue, idealização pela Coordenação de Educação Ambiental. Quem assina é a bióloga Julianne Munhoz, numa parceria com a Universidade Federal do Pampa (Unipampa).
O lançamento do projeto contou com a presença médico veterinário e coordenador do Setor de Vigilância e Combate a Dengue, Alfredo de Oliveira Neves, e a participação da estagiária da UNIPAMPA, Carolina Paz, integrantes do Comitê Municipal de Combate a Dengue.
O projeto foi apresentado aos Supervisores das escolas municipais e a missão deles é multiplicar as informações repassando o conteúdo para alunos dos 5º anos. Trata-se de um público de cerca de 350 crianças.
Julianne Munhoz explica que os alunos participarão de palestras e serão formandos Detetives da Dengue. “Os receberão crachás. Uma forma lúdica de identificação e promoção da profissão, intencionando impactar cada estudante com a responsabilidade de investigar e resolver o problema dos focos do Aedes aegypti”, argumentou.
O secretário de Educação, professor Edjor Lopes Borges, reconhece que a participação da população na prevenção e controle da dengue é uma questão crucial para mudar os índices e evitar um futuro surto da doença.
“O setor de Educação Ambiental da SEME, com a equipe da Vigilância Sanitária (Secretaria da Saúde), e os alunos integrados às suas comunidades pretende avançar na conscientização e combate a doença”, enfatizou Borges.