Uma iniciativa no Presídio Estadual de São Gabriel está proporcionando economia significativa para o Município e ampliando a capacidade de atendimento às demandas de infraestrutura urbana
Uma iniciativa no Presídio Estadual de São Gabriel está proporcionando economia significativa para o Município e ampliando a capacidade de atendimento às demandas de infraestrutura urbana. A Fábrica de Tubos de Concreto, instalada no pátio da unidade prisional, é fruto de um Termo de Cooperação (TC) entre a Prefeitura de São Gabriel, por meio da Secretaria de Obras e Urbanismo, e a Superintendência dos Serviços Penitenciários (SUSEPE). Os apenados participantes do programa estão em regime fechado e passam por uma rigorosa seleção para inclui avaliações de segurança, disciplina e análise técnica feita por assistência social e psicólogo.
O projeto garante a produção mensal de cerca de 300 tubos de concreto em três diferentes tamanhos (20, 30, 40 e 60 centímetros de diâmetro), além de 50 tampas de bocas de lobo e 50 meios-fios. Todo esse material é utilizado em obras públicas, como canalização de esgoto e em obras de pavimentação de vias, reduzindo a dependência de compras externas e acelerando os serviços de infraestrutura.
Com a utilização de mão de obra carcerária e o uso de matéria-prima própria, a Prefeitura registra uma economia de 56% nos custos de produção em comparação à compra dos mesmos itens no mercado. Equipamentos e insumos foram fornecidos pela Administração Municipal, tornando o processo ainda mais sustentável e econômico.
A capacidade de produção garante um abastecimento contínuo para as obras municipais, ampliando o alcance das ações de melhoria urbana com menos investimentos financeiros.