Ir para conteúdo principal
Ir para conteúdo principal Logotipo
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal
22/06/2026 Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Museu Nossa Senhora do Rosário Bom Fim celebra 15 anos com homenagem à preservação cultural e exposição "Personagens do Pampa"

A programação especial marcará a trajetória do museu, que se consolidou como uma importante referência na valorização da história local e da identidade cultural do município

O Museu Nossa Senhora do Rosário Bom Fim celebra, nesta quinta-feira (25), 15 anos de atuação dedicados à preservação da memória e do patrimônio histórico de São Gabriel. A comemoração acontece às 19h, no espaço cultural, com programação desenvolvida pela Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, reunindo autoridades, convidados e a comunidade gabrielense.

Além das homenagens que marcam a trajetória do museu, a celebração contará com a inauguração da exposição "Personagens do Pampa", do artista plástico gabrielense Carlito Bicca. A mostra reúne pinturas em tinta acrílica sobre tela e desenhos produzidos com tinta nanquim, retratando personagens que representam a identidade e a cultura do pampa gaúcho. As obras destacam homens e mulheres em sua lida cotidiana, além de momentos de convivência e celebração, com figuras como violeiros, gaiteiros e outros personagens que ajudam a preservar as tradições da região. A exposição será inaugurada durante o evento de aniversário e permanecerá aberta à visitação por 15 dias.

A programação especial marcará a trajetória do museu, que se consolidou como uma importante referência na valorização da história local e da identidade cultural do município. Um dos momentos mais simbólicos da celebração será o encontro de antigos curadores que estiveram à frente da administração do espaço em diferentes momentos ao longo desses 15 anos. A iniciativa busca reconhecer o trabalho desenvolvido por profissionais que contribuíram para a preservação do acervo e para o fortalecimento das ações culturais promovidas pelo museu.

Para celebrar a data, Carlito Bicca também desenvolveu uma identidade visual exclusiva inspirada na arquitetura do Museu Nossa Senhora do Rosário Bom Fim. O desenho original do espaço foi utilizado na produção dos materiais de divulgação da comemoração, reforçando a conexão entre arte, patrimônio e memória. Além da ilustração, o artista criou um carimbo especial com a imagem do galo, símbolo do museu, para certificar a autenticidade da obra, agregando ainda mais significado à celebração.

A comemoração dos 15 anos do Museu Nossa Senhora do Rosário Bom Fim integra as ações de valorização do patrimônio histórico e cultural de São Gabriel, reafirmando o compromisso do município com a preservação de sua história e o incentivo à cultura. A Prefeitura de São Gabriel, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, convida a comunidade a participar da celebração, que é gratuita e aberta ao público.

Outras Notícias