05/06/2021 Secretaria de Obras e Urbanismo

MUNICÍPIO CONJUGA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL COM EXPANSÃO

Dia do Meio Ambiente | MUNICÍPIO CONJUGA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL COM EXPANSÃO EMPREENDEDORA

Neste sábado, 5 de maio, celebra-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, destinado a promover a conscientização a respeito da importância da preservação ambiental como meio de garantia da vida humana e do planeta. O Município de São Gabriel, dentro da esfera de competência do Poder Executivo Municipal, se empenha para promover a defesa do Meio Ambiente sem embaraços legais à expansão de novos empreendimentos geradores de emprego e renda.
Segundo o técnico agrícola Leonardo Salvatori, o Departamento do Meio Ambiente, vinculado à Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, tem sob seu encargo a realização de perícias ambientais para avaliação de danos, o Licenciamento Florestal e o Licenciamento Ambiental Municipal, facultado pela Lei Federal 6.938/1981, para que empresas e indústrias possam desenvolver suas atividades respeitando a preservação dos recursos hídricos e naturais. “O prefeito Rossano Gonçalves tem sempre orientado celeridade nesses processos, e nosso quadro técnico sempre tem feito seu trabalho de forma célere, competente e capaz”, assinala o secretário Marcos Paulo “Mec” Vieira.
Outra grande ação da Municipalidade é no saneamento básico, através da empresa concessionária São Gabriel Saneamento, que desde o começo de sua atuação no Município, em 2012, já investiu R$ 55 milhões no sistema.
Em dois anos, a empresa já implantou 55 quilômetros de rede no Município, garantindo 22,9% de esgoto tratado e 52% de rede disponível. Desde que assumiu a concessão na cidade, uma das metas da empresa é tratar 60% do esgoto até o final deste ano e 90% até 2024. Até o fim do mês, será entregue a nova Estação de Tratamento de Esgoto, com capacidade de tratamento de 108 litros por segundo e 140 quilômetros de novas redes coletoras. “Estamos falando de toneladas de resíduos de esgoto não tratado que não serão mais despejadas in natura no Rio Vacacaí", frisa o diretor Luiz Antônio Bertazzo.