Ir para conteúdo principal
Ir para conteúdo principal Logotipo
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal
24/03/2025 Secretaria da Saúde
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Município amplia cuidados com animais em situação de vulnerabilidade

Para 2025, a meta da Secretaria de Saúde - através da Coordenação de Bem-Estar Animal - é intensificar ainda mais esse trabalho

O compromisso com o bem-estar animal tem sido uma das prioridades do município, que em 2024 alcançou avanços significativos na proteção e assistência a animais em situação de vulnerabilidade. Durante o ano, foram realizadas 900 castrações e procedimentos veterinários em animais de rua, além de 400 atendimentos a animais resgatados ou pertencentes a famílias de baixa renda.

Para 2025, a meta da Secretaria de Saúde - através da Coordenação de Bem-Estar Animal - é intensificar ainda mais esse trabalho. Está previsto um novo ciclo de 800 castrações, além do aumento no número de atendimentos veterinários, que deve chegar a 500.
Outra grande iniciativa do município tem sido o fornecimento de alimentação para animais em situação de vulnerabilidade. Em 2024, foram arrecadadas uma tonelada de ração por meio de doações da comunidade. Além disso, a prefeitura firmou parcerias com restaurantes locais, permitindo o reaproveitamento de quatro toneladas de sobras de alimentos, que foram distribuídas para protetores independentes e ONGs que cuidam de animais abandonados.
O apoio do governo federal também foi essencial para ampliar as ações. A cidade recebeu três toneladas de ração provenientes de recursos federais, garantindo alimento para ainda mais animais. Além disso, foram distribuídos kits de desparasitação com o apoio da União, garantindo a saúde de cães e gatos que vivem nas ruas ou em condições precárias.
As políticas públicas voltadas ao bem-estar animal têm feito a diferença na vida de centenas de animais e de seus tutores. "Nosso objetivo é continuar promovendo a proteção animal e garantir que cada vez mais bichinhos tenham acesso a atendimento veterinário e alimentação adequada", destacou o responsável pelo setor.
Para saber mais ou contribuir com as ações, entre em contato pelo telefone (55) 99640-0158.

Outras Notícias