23/06/2022 Secretaria da Saúde

LIBERADO R$ 1 MILHÃO NA REFORMA DO SERVIÇO DE RAIO X DA SANTA CASA

Saúde | LÍDER DO GOVERNO NA ASSEMBLEIA ANUNCIA INVESTIMENTO DE R$ 1 MILHÃO NA REFORMA DO SERVIÇO DE RAIO X DA SANTA CASA

Na tarde desta quinta-feira, 23 de junho, a Irmandade Santa Casa de Caridade recebeu em audiência especial o líder do governo estadual na Assembleia Legislativa, deputado estadual Frederico Antunes (Progressistas). O parlamentar, que lidera a base de deputados estaduais ligados à defesa da gestão do governador Ranolfo Vieira Júnior, veio anunciar oficialmente a inclusão da Santa Casa de São Gabriel na quarta etapa do programa Avançar na Saúde, um dos eixos estruturantes do programa Avançar RS.  O prefeito Lucas Menezes também esteve no local, onde o deputado e as autoridades foram recebidas pelo provedor da instituição, Cilon Lopes de Siqueira.
Segundo o deputado Frederico Antunes, esta nova etapa do programa Avançar na Saúde destinou R$  1 milhão para São Gabriel, que será destinado à reforma das estruturas físicas do serviço de imagenologia (Raio X) da Santa Casa de Caridade.  A Santa Casa já havia sido contemplada com R$ 1,5 milhão na terceira etapa do programa, com cujo recurso foram adquiridos dois novos aparelhos de Raio X e um aparelho de mamografia.
 Segundo o médico radiologista e ex-secretário da Saúde Ricardo Coirolo, o projeto técnico da obra já foi aprovado pela Vigilância Sanitária, e prevê a reforma das salas de radiologia, que passarão a ter duas novas e modernas salas para receber os novos aparelhos de Raio X, espaços para os tomógrafos, nova recepção, novas salas para digitalização, vestuários e etc. “Toda esta nova estrutura estará de acordo com a Resolução da Diretoria Colegiada n.º 50, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (RDC 50 – Anvisa), que disciplina as normas físicas e técnicas para funcionamento de serviços radiológicos”, ressalta.
O prefeito Lucas Menezes ressaltou que este investimento vem ao encontro do propósito da melhoria constante do serviço de atenção à Saúde na Média e Alta Complexidade, o que aprimora a prestação de serviços à população. “Com mais este investimento, somam-se R$ 2,5 milhões na melhoria do serviço de diagnóstico por imagem, aprimorando a qualidade e eficácia dos diagnósticos, melhorando os tratamentos e a qualidade do serviço prestado para nossa comunidade”, ressaltou.